O VASCO PERDEU A CHANCE de subir seis posições e terminar a 5ª rodada em 4º lugar, ao empatar com o Tombense (1 x 1), na noite deste 1º domingo de maio, no estádio Soares Azevedo, em Muriaé, na Zona da Mata mineira. Independente do resultado de Náutico x Guarani, 3ª feira (3), que completará a rodada no estádio dos Aflitos, no Recife, o Vasco terminará a 5ª rodada em 9º lugar.
O VASCO SERÁ ULTRAPASSADO em pontos, se o Náutico, 9º com 6 pontos, vencer (9 a 7); se o Guarani, 17º com 4 pontos, ganhar, empatará em pontos com o Vasco (7 a 7), mas ficará com mais uma vitória (2 a 1), e se houver empate, o Náutico ficará igual em pontos ao Vasco (7 a 7), mas com mais uma vitória (2 a 1). O Náutico venceu o Operário e o CRB; o Guarani ganhou do Criciúma, e o Vasco venceu a Ponte Preta.
É BEM EVIDENTE A FALTA de poder ofensivo do Vasco, após cinco rodadas, em que não conseguiu marcar além de um gol por jogo: 1 x 1 com CRB e Tombense, 0 x 0 com a Chapecoense, como visitante; 1 x 1 na estreia com o Vila Nova, e a única vitória como mandante, 1 x 0 na Ponte Preta. Os números e as atuações deixam claro que o elenco do Vasco é bem limitado, com jogadores de nível técnico de pouca qualidade.
COM AS OBRAS NO ESTÁDIO Antonio Almeida, na cidade de Tombos, o Tombense está mandando os jogos no Soares Azevedo, estádio do Nacional, de Muriaé, a 60 km. A CBF não tem observador ou faz vista grossa às más condições do campo, que não pode ser chamado de gramado: tem várias tonalidades de grama, é desnivelado e com vários buracos em algumas partes. Vergonhoso.
O GOL DO TOMBENSE, aos 6 minutos do 1º tempo, foi do volante Igor Henrique, de 30 anos, de volta após dois empréstimos ao Ituano, onde foi figura do time campeão brasileiro da Série C de 2021, por sinal vencendo o Tombense na decisão. O Vasco teve chance do empate aos 22, em cobrança de falta de Nenê na trave, e aos 38, com Gabriel Pec, que perdeu frente a frente com o goleiro.
O GOL DE EMPATE DO VASCO, aos 10 do 2º tempo, foi contra, do zagueiro Roger Carvalho, de 35 anos, campeão da Série B de 2015 com o Botafogo e de 2018 com o Fortaleza. Após o escanteio de Nenê, Raniel desviou de cabeça, e antes de entrar, a bola bateu em Roger Carvalho. Dpis minutos depois, o Tombense quase marcou o da vitória, com a cabeçada do zagueiro Joseph na trave.
TIAGO RODRIGUES, Gabriel Dias, Quintero, Anderson e Riquelme (Edimar); Yuri, Andrey e Nenê (Bruno Nazario); Gabriel Pec (Lucas Oliveira), Figueiredo (Palacios) e Raniel (Getulio) – o Vasco, do técnico José Ricardo Mannarino, que fará os dois próximos jogos em São Januário, sábado (7), com o CSA, 15º com 5 pontos.
O TOMBENSE, 16º com 5 pontos, sem vitória e sem derrota, é o único que empatou todos os jogos das cinco rodadas, e um dos seis sem saldo de gol (5 a 5), junto com Ponte Preta (3 a 3), Náutico (4 a 4), Sampaio Corrêa (5 a 5), Londrina (5 a 5) e Criciúma (3 a 3). Os sem vitória, após cinco rodadas: Tombense, Vila Nova, Novorizontino e CRB.
ÚNICOS INVICTOS, Vasco e Tombense são os que mais empataram: o Tombense, 5 vezes; o Vasco, 4. O Vasco tem a defesa menos vazada, com 2 gols, igual às do Grêmio, Bahia e Sport. O Vasco tem um dos quatro artilheiros: Raniel, com 3 gols, igual a Diego Souza (Grêmio), Arthur Rezende (Vila Nova) e Mateus Bianqui (Chapecoense).
Foto: Futebol Interior