O VASCO TEVE BOM INÍCIO e deu a impressão de que subiria uma posição, mas não manteve o ritmo na volta do intervalo, e o 1 x 1 com o Bragantino, na noite desta 2ª feira (14), só o manteve em penúltimo lugar, com 13 pontos, após o quarto empate, terceiro como visitante em 1 x 1. Fora de casa, o Vasco só ganhou do Atlético Mineiro (2 x 1 na estreia), perdeu cinco jogos, marcou apenas 9 gols e sofreu 17, restando ainda o jogo adiado com o América, em Belo Horizonte.
COM 32 PONTOS, O BRAGANTINO subiu só uma posição e terminou o turno em 5º com 32 pontos, ultrapassando o Fluminense, que desceu para o 6º com 31. O Bragantino se igualou em pontos ao Flamengo (32), que se manteve em 4º lugar por ter mais uma vitória (9 a 8). O Fluminense, com 31 pontos, pode cair mais uma posição e terminar o turno em 7º, se houver vencedor hoje (15) em Athletico x Cuiabá, ambos com 28 pontos. Mas o Athletico precisa vencer por 3 gols, e o Cuiabá, por 5.
O GOL DO VASCO, foi o segundo do argentino Pablo Vegetti, que havia feito, de cabeça, o do 1 x 0 no Grêmio, em São Januário. Mas, na noite de ontem (14), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, Pablo Vegetti marcou de pênalti, que sofreu do lateral Aderlan, aos 33 do 1º tempo, deslocando o goleiro Cleiton. O árbitro gaúcho Anderson Luis Daronco foi chamado pelo monitor do VAR, e só depois de rever o lance, foi que marcou o pênalti.
O VASCO SUPORTOU bem a reação do Bragantino, que pressionou forte, mas acabou cedendo o empate nos acréscimos do 1º tempo. Gustavinho, ponta goiano de 19 anos, empatou aos 53 minutos, seu primeiro gol na Série A de 2023. No 2º tempo, as duas melhores chances não foram aproveitadas, aos 12 minutos, por Mateus Gonçalves, que o Flamengo emprestou ao Bragantino, e por Pablo Vegetti, aos 44, após cruzamento de Gabriel Pec.
O TÉCNICO ARGENTINO Ramon Diaz, ex-atacante de 63 anos, foi expulso pelo 2º amarelo e não poderá fazer seu primeiro jogo no Maracanã, domingo (20), quando o Vasco receberá o Atlético Mineiro. Os outros advertidos foram Orellano e Leo Jardim, por retardar o jogo, e Aderlan, pelo pênalti, Marlon e Juninho Capixaba. Foi o 5º empate do Bragantino, que terminou o turno em 5º, com 32 pontos, 8 vitórias, 8 empates, 3 derrotas, saldo de 10 gols (27 a 17).
LEO JARDIM, Medel (Capasso), Robson (Puma), Leo e Lucas Pitton (Galarza); Marlon Gomes (Jair), Zé Gabriel e Paulinho; Gabriel Pec, Pablo Vegetti e Orellano (Figueiredo, niteroiense que completou 22 anos e 100 jogos como profissional do Vasco). O jogo de domingo (20) com o Atlético Mineiro, 10º com 27 pontos, após duas vitórias consecutivas sem sofrer gol, será o terceiro do Vasco na Série A de 2023 no Maracanã, depois de 2 x 2 com o Palmeiras e 1 x 4 com o Flamengo.
A CESSÃO DO MARACANÃ para Vasco x Atlético Mineiro provocou revolta no Fluminense. O presidente Mario Bittencourt disse que “o Vasco está querendo tumultuar o ambiente, não só por fazer um jogo quatro dias antes do jogo de ida das quartas de final da Libertadores, mas por submeter o Fluminense a possível multa da Confederação Sul-Americana de Futebol pelas más condições do gramado”.
Fotos: Daniel Ramalho / VASCO