COM A FALHA de Rayan, recuando a bola na direção do argentino Flaco Lopez, que decidiu o jogo aos 26 minutos do 1º tempo, o Vasco perdeu para o Palmeiras por 1 x 0 na tarde de hoje (22), com recorde de público de 2024 no futebol brasileiro: 64.848 pagantes, R$7.496.563,00, no estádio Mané Garrincha, em Brasilia.
O VASCO sofreu a 11ª derrota, 7ª no 15º jogo com o mando de campo, 5ª sem fazer gol e caiu uma posição, terminando a 27ª rodada em 10º com 35 pontos, ultrapassado pelo Atlético Mineiro, 9º com 36 pontos, após 3 x 0 no Bragantino, e pelo Internacional, 8º com 41 pontos, que venceu o São Paulo de virada por 3 x 1.
O PALMEIRAS soube aproveitar a falha do Vasco para se manter na vice-liderança, com 53 pontos, e chegou à 16ª vitória, 5ª consecutiva, 6ª como visitante, 5ª sem sofrer gol. Flaco Lopez igualou-se a Estêvão, também do Palmeiras, com 9 gols, com quem pode disputar a artilharia, de vez que Pedro, do Flamengo, com 11, não voltará a jogar em 2024.
SÓ HOUVE outras duas chances claras de gol no 1º tempo, aos 38, quando Weverton mandou a escanteio o chute forte de canhota de David, de fora da área, e aos 50 minutos, no último lance, em que o canhoto Raphael Veiga acertou a trave direita, após a bola passar por Leo Jardim.
O TÉCNICO do Vasco preservou Rayan na volta do intervalo, quando o substituiu pelo colombiano Emerson Rodriguez, que se movimentou bem, mas criou pouco. Aos 12 saíram Paulo Henrique e Payet, sem que Puma, e principalmente, Philippe Coutinho tenham melhorado o rendimento. O Palmeiras quase ampliou com a bicicleta de Flaco Rodriguez no travessão.
O ÁRBITRO gaúcho Rodolfo Klein marcou toque do lateral Vanderlan, que estava sobre a linha lateral da área, aos 19 minutos, determinou a distância da barreira, e antes que Phillipe Coutinho efetuasse a cobrança, dirigiu-se ao VAR para a revisão. Ficou a expectativa de que marcaria pênalti.
APÓS A REVISÃO, o árbitro decidiu anular o lance, sem que tenha havido nenhuma explicação. A decisão não exerceu influência no rendimento dos times: o Vasco seguiu tentando o empate e o Palmeiras mais se preocupou em manter o resultado, que lhe garantia vice-liderança.
VASCO 0 x 1 PALMEIRAS, com recordes de renda e público do futebol brasileiro em 2024, no estádio Mané Garrincha, em Brasilia. R$7.496.563,00. 64.848 pagantes, com todos os ingressos vendidos, embora os presentes tenham 62.186, de acordo com o registro das catracas.
VASCO – Leo Jardim, Paulo Henrique (Puma), Maicon, Leo e Lucas Piton; Hugo Moura (Maxime Dominguez), Juan Sforza (Mateus Carvalho) e Payet (Phillipe Coutinho); Rayan (Emerson Rodriguez), Vegetti (c) e David. Técnico – Rafael Paiva. O próximo jogo será no Mineirão com o Cruzeiro.
PALMEIRAS – Weverton, Giay, Gustavo Gomez (c), Murilo e Vanderlan; Richard Rios, Moreno (Zé Rafael) e Raphael Veiga (Rômulo), Flaco Lopez (Rony) e Mauricio (Fabinho). Técnico – Abel Ferreira. O próximo jogo será em Campinas com o Corinthians.
O ATLÉTICO MINEIRO ultrapassou o Vasco e terminou a 27ª rodada em 9º, com 36 pontos, ao vencer hoje (22) o Bragantino por 3 x 0, gols de Deyverson, Cadu e Hulk, na Arena de Belo Horizonte.
O INTERNACIONAL também ultrapassou o Vasco e terminou a 27ª rodada em 8º, com 41 pontos, com a virada sobre o São Paulo por 3 x 1, no Morumbi, onde o São Paulo não perdia desde junho. Luciano marcou para o São Paulo, logo aos 5 minutos, e Bruno Gomes, Tiago Maia e Alan Patrick fizeram os gols da quinta vitória consecutiva do Internacional.
Foto: CEsar Greco / Palmeiras