Três meses depois, o Vasco levou outra virada do Grêmio, como na décima rodada do turno, quando perdeu (2 x 1) no sábado, 13 de julho, em Porto Alegre. Menos mal que a derrota (3 x 1) da noite de ontem (30), em São Januário, não fez o time cair, terminando a rodada em décimo primeiro, com 38 pontos, porque o Atlético Mineiro (35) também perdeu em casa (2 x 0 para a Chapecoense).

SÓ O INÍCIO – O Vasco deu a impressão de que poderia vencer, com o primeiro gol do colombiano Freddy Guarin, em cobrança de falta por baixo da barreira, logo aos 9, mas Pepê, autor dos dois gols da virada do turno, em Porto Alegre, empatou aos 33 com chute de fora da área e muito bem colocado no canto, sem chance para o goleiro.

DOMÍNIO – O Grêmio voltou ainda melhor do intervalo e fez a virada aos 9, com o gol de Everton, que quatro minutos depois teve um gol bem anulado por toque de mão, antes de finalizar. O árbitro também acertou aos 23, ao marcar pênalti de Castan, que atingiu a cara de Luciano com o braço, em disputa pelo alto, após cruzamento de Everton. Luciano converteu a cobrança no canto, deslocando o goleiro.

UMA POSIÇÃO – Com 47 pontos, após 13 vitórias, o Grêmio ultrapassou o Corinthians (45), derrotado pelo CSA, e pode subir duas posições, terminando a rodada em quinto, se o Internacional (45) não vencer o Athletico Paranaense na noite de hoje (21), em Porto Alegre. Pelo menos uma posição acima está garantida com o sexto lugar.

VASCO – Fernando Miguel, Pikachu, Ricardo, Castan e Henrique; Richard, Bruno Gomes (Bruno Cesar, 21 do segundo tempo) e Raul; Freddy Guarin (Tiago Reis, 30 do segundo tempo), Ribamar (Gabriel Pec, intervalo) e Marrony. Técnico – Vanderlei Luxemburgo. No clássico de sábado (2) o time terá a volta do meia Rossi, que cumpriu suspensão.

GRÊMIO – Paulo Victor, Leo Moura (Rodriguez, 24 do segundo tempo), Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Michel (Pepê, 31 do primeiro tempo), Thaciano (Darlan, 36 do primeiro tempo) e Rômulo; Luciano, Tardelli e Everton. Técnico – Renato Gaúcho. No Grenal de domingo (3), na Arena Grêmio, voltam Kannemann e Mateus Henrique, após suspensão.

QUATRO CARTÕES – O árbitro Wilton Sampaio, da Federação Goiana e da FIFA, advertiu Castan e Marrony, que não estavam entre os cinco do Vasco com dois cartões, e Cortez e Luciano, único suspenso do Grenal, pelo terceiro cartão amarelo. R$538.333,00. 15.254 pagantes, em noite agitada entre os torcedores do Vasco, com muito protesto contra o presidente do clube.

Foto: Marcelo Goncalves/Photo Premium