O VASCO DECEPCIONOU os mais de 60 mil torcedores no 0 x 0 deste primeiro domingo (3) de julho com o Sport, no Maracanã. A 16ª rodada foi a que mais registrou empates sem gol (4), elevando para 28 os jogos terminados em 0 x 0, quarto do Vasco, segundo como mandante, e terceiro do Sport, todos como visitante. R$1.996.196,50. 55.750 pagantes, com todos os ingressos vendidos em apenas seis horas.
SEM O MEIA NENÊ, em recuperação de um edema na panturrilha, o Vasco não teve inspiração nem criatividade. O chileno Carlos Palacios, que o substituiu, não correspondeu. O Vasco finalizou pouco na direção do gol: uma cabeçada do zagueiro Danilo, na trave, aos 39 do 1º tempo, e o único chute perigoso, aos 39 do 2º tempo, de Figueiredo, que obrigou o goleiro Mailson a saltar para mandar a escanteio.
O TÉCNICO MAURÍCIO SOUZA disse depois do jogo que saiu do Maracanã com um sentimento de frustração por não ter dado ao torcedor a alegria que merecia. Ele demorou muito para substituir Raniel, figura decorativa durante os 79 minutos em que esteve em campo. Getúlio foi bem mais participativo. O Vasco teve boa defesa e bom meio-campo, mas o ataque não conseguiu corresponder.
TÃO RUIM QUANTO O SEGUNDO JOGO sem gol, depois de perder a invencibilidade, e de se distanciar do líder Cruzeiro, que deverá aumentar a vantagem para 9 pontos, no jogo atrasado de amanhã (5) com o Ituano, é passar a sofrer a ameaça dos perseguidores imediatos. Com 31, o Vasco está só com mais dois pontos que o Bahia, 3º com 29 e mais uma vitória, e mais cinco que o Grêmio, 4º com 26.
O VASCO TERÁ JOGO COMPLICADO na 16ª rodada, sábado (9), no estádio Heriberto Hulse, com o Criciúma, 5º com 23 pontos, motivado como único visitante a vencer nesse final de semana, com 2 x 1 no Ituano, no interior paulista. O técnico Mauricio Souza, alvo de protestos dos torcedores nas redes sociais após o 0 x 0, não terá o lateral Edimar e o atacante Gabriel Pec, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
VASCO 0 x 0 SPORT marcou a estreia do técnico Lisca, um dos três que não conseguiram em 2021 fazer o Vasco voltar à Série A. O time voltou melhor do intervalo, mas incidiu no mesmo erro do Vasco ao tentar pouco os chutes de meia distância. O árbitro Fifa Luiz Flavio Oliveira, da Federação Paulista, teve atuação correta e aplicou com acerto os cartões amarelos em Edimar, Gabriel Pec e Andrey.
NA ARENA FONTE NOVA, em Salvador, na estreia do técnico mineiro Enderson Moreira, o Bahia ficou no 0 x 0 com o Grêmio. Os outros dois jogos sem gol, Londrina x CSA e Ponte Preta x Tombense, completaram a rodada com mais 0 x 0. Ao todo, 28 jogos terminaram sem gol. O líder Cruzeiro faz jogo atrasado da 14ª rodada com o Ituano, amanhã (5), e se conseguir a 13ª vitória chegará aos 40 pontos.
Foto: André Durão