Pikachu / Uol Esporte

O Vasco manteve a liderança isolada do Grupo B, como único com 100% de aproveitamento, e foi tão superior à Portuguesa, na tarde mais quente do ano em Bangu, que nem precisava do erro do árbitro Patrice Maia, infeliz na marcação do pênalti, para vencer o quarto jogo consecutivo na Taça Guanabara 2019. A bola chutada de canhota por Moresche, bateu no braço direito do lateral Adriano, e o árbitro marcou o pênalti, que Pikachu converteu rasteiro no canto direito.

O gol único da tarde ensolarada de 41 graus foi aos 14 do primeiro tempo, quando o domínio do Vasco já se fazia acentuado, sem que a Portuguesa, como praticamente no jogo inteiro, tenha conseguido ameaçar. A exemplo das três vitórias anteriores, o Vasco foi bem criativo, mas nem sempre soube finalizar bem. É um dos fundamentos que o técnico precisa tentar melhorar, sobretudo nos chutes de meia distância, em que a pontaria tem sido quase sempre falha.

VASCO – Fernando Miguel, Claudio Winck (Rafael França, 32 do primeiro tempo), Luis Gustavo, Ricardo e Henrique; Raul, Dudu (Bruno Cesar, 11 do segundo tempo), William Maranhão e Pikachu (Rildo, 31 do segundo tempo); Moresche e Ribamar. Técnico – Alberto Valentim. R$55.960,00. 2.302 pagantes.

O ESTREANTE – O Vasco promoveu a estreia do meia-atacante Bruno Cesar, 30 anos, 1,77m, canhoto, trazido do Sporting de Lisboa desde o final de 2018, após passagens discretas pelo Benfica e Estoril. Paulista de Santa Bárbara do Oeste, o primeiro time profissional em que atuou foi o São Paulo, em 2006, após ter sido vice-artilheiro com 23 gols e vice-campeão juvenil pelo Bahia. O Corinthians o contratou em 2010 após ter sido vice-campeão paulista pelo Santo André. É considerado o jogador com maior valor de mercado do elenco do Vasco neste início de 2019.

PELO EMPATE – Líder do Grupo B com 12 pontos – 4 vitórias em 4 jogos -, o Vasco marcou 8 gols e sofreu 2. Tem a defesa menos vazada – 2 gols -, igual à do Fluminense, segundo com 10 pontos – 3 vitórias, 1 empate – e com o ataque mais positivo (12). O Volta Redonda, que ontem (30) venceu o Americano (2 x 1) é o terceiro com 7. Portuguesa e Madureira – 1 ponto – ainda tentam a primeira vitória. Fluminense x Vasco, sábado (2), às 19 horas, em Brasília. O empate confirma o Vasco em primeiro no Grupo B.