Escolha uma Página

O VOLANTE ANDREY, único carioca titular, marcará a volta do Vasco à seleção, depois de sete anos, no amistoso com o Marrocos, único que o Brasil disputará nas primeiras datas Fifa de 2023, sábado (25), no estádio Ibne Battuta, em Tânger, cidade portuária do Norte da África, com os 45 mil ingressos esgotados.

O EX-MEIA RAMON MENEZES, de 50 anos, técnico interino, também brilhou muito no Vasco, campeão brasileiro (97), carioca e da Libertadores (98), e estreou como técnico da seleção sub-20, em fevereiro, campeão sul-americano invicto. A sub-20 não ganhava o título desde 2011, quando também foi campeã invicta no Peru.

RAMON MENEZES escalou a seleção para o primeiro amistoso de 2023: Weverton, Emerson, Militão, Ibañez e Alex Telles; Casemiro (c), Andrey e Paquetá; Rodrygo, Vitor Roque e Vinicius Junior. O carioca Andrey, de 18 anos, é 10 meses mais novo que Vitor Roque, mineiro da cidade de Timóteo, titular do Athletico Paranaense.

O ÚLTIMO CONVOCADO do Vasco havia sido o zagueiro Luan, hoje no Palmeiras, que o técnico Tite não chegou a escalar no amistoso Brasil 1 x 0 Colômbia, gol de Dudu, em 25 de janeiro de 2017, no estádio Nilton Santos. Em 2013 o zagueiro Dedé, convocado por Scolari, foi cortado dos amistosos com Rússia e Itália.

VENDIDO AO CHELSEA, de Londres, Andrey ainda não obteve visto de trabalho na Inglaterra. Ele é o 36º do Vasco na seleção, em que o clube teve o artilheiro Ademir Menezes, com 9 gols, recorde de brasileiro em uma única edição (1950). Bellini (c) e Orlando, do Vasco, formaram a zaga, na primeira Copa que o Brasil ganhou (1958).

BRASIL 2 x 0 MARROCOS, gols de Denilson, no 1º amistoso, 6ª feira, 10 de outubro de 1997, no estádio Mangueirão, em Belém: Taffarel, Cafu (Russo), Junior Baiano (Cleber), Gonçalves e Zé Roberto; Emerson, Zé Elias, Juninho Paulista e Denilson; Donizete e Dodô (Christian). Zagallo ganhou de um torcedor uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, com votos de sorte na Copa de 98, última em que dirigiu a seleção.

POR COINCIDÊNCIA, na Copa de 1998, Brasil e Marrocos voltaram a se enfrentar na fase de grupos, no domingo, 16 de agosto, no estádio La Beaujoire, em Nantes: 3 x 0, Ronaldo, Rivaldo e Bebeto. Taffarel, Cafu, Aldair, Junior Baiano e Roberto Carlos; Cesar Sampaio (Doriva), Dunga, Leonardo e Rivaldo (Denilson); Bebeto (Edmundo) e Ronaldo.

O TERCEIRO MARROCOS x BRASIL, sábado (25), será às 22 horas no Marrocos, 19 horas Rio. É primavera no Marrocos, onde as árvores, bem cuidadas e muito floridas, ficam ainda mais bonitas, tornando as paisagens exuberantes. O tempo é bom e a temperatura oscila entre 22 e 24 graus.

O ESTÁDIO DE TÂNGER, onde o saudita Al-Hilal venceu o Flamengo (3 x 2), na 3ª feira, 7 de fevereiro, no Mundial de clubes de 2023, foi inaugurado em abril de 2011, e o nome é em homenagem a Ibne Battuta – 1304 – 1369 -, escritor, geógrafo e explorador, tratado no mundo islâmico como príncipe dos viajantes, após percorrer 120 mil km, em estudos científicos, entre os anos de 1325 e 1353.

Fotos: Twitter e R7