O TIME TITULAR DO VASCO decepcionou no primeiro jogo de 2023 e perdeu feio para o River por 3 x 0, na noite de ontem (17), diante de modestos sete mil pagantes, no Exploria Stadium, em Orlando, na Flórida. O time argentino já saiu para o intervalo com 2 x 0, enquanto o Vasco não mostrou criatividade.

NA ESTREIA DO TÉCNICO Mauricio Barbieri, o sistema defensivo mostrou que vai precisar ser ajustado para evitar a repetição das falhas da campanha de 2022, em que sofreu para recuperar a vaga na Série A de 2023. O ala argentino Pumita e o ala paulista Lucas Piton foram frágeis na marcação e piores nos avanços.

O ZAGUEIRO Emanuel Mammana subiu mais que a defesa do Vasco e abriu o placar aos 23 minutos, completando de cabeça a falta batida de curva pelo meia Nacho. Aos 45, Miguel Borja, ex-Palmeiras e Grêmio, marcou o 10º gol nos últimos 10 jogos do River, desviando de canhota na pequena área o cruzamento rasteiro de Solari.

NA VOLTA DO INTERVALO, o Vasco atacou pouco e finalizou mal, enquanto o River manteve o domínio, principalmente no meio-campo, com mais acerto nos passes e lançamentos. Lucas Beltran, de 21 anos, o mais jovem atacante do River fez o 3º gol aos 42 minutos, com chute rasteiro no canto direito do goleiro Alexander.

O VASCO ENCERRA sábado a curta pré-temporada de nove dias, jogando em Fort Lauderdale com o Inter Miami, clube comprado pelo ex-meia inglês David Beckham. Tudo indica que o técnico Barbieri, após as observações da estreia, opte por nova formação para que a equipe pelo menos renda mais.

O VASCO DA 1ª DERROTA de 2023: Alexander, Pumita, Leo (Anderson Conceição), Miranda (Ulisses) e Lucas Piton (Edimar); Zé Gabriel, Figueiredo (Jair) e Nenê (c), dos poucos que se salvaram; Erick Marcus (Luca Orellano), Pedro Raul (Vinicius Paiva) e Gabriel Pec (Eguinaldo).

O RIVER encerrou a pré-temporada nos Estados Unidos com três vitórias, sem sofrer sequer um gol: 2 x 0 no Monterrey do México e no Millonarios da Colômbia e 3 x 0 no Vasco. O time é dirigido por Martin Demichelis, ex-zagueiro argentino de 42 anos, campeão no River, no Manchester City e no Bayern Munique.

Fotos: Super Vasco, Daniel Ramalho/Vasco,