O VASCO É O ÚNICO INVICTO, além dos quatro primeiros, e pode entrar no G 4, se vencer o Bahia, na noite deste 1 de maio, com estádio lotado, no primeiro jogo da Série A de 2023 em São Januário. Com 4 pontos, após vencer o Atlético por 2 x 1 no Mineirão e empatar com o Palmeiras em 2 x 2 no Maracanã, o Vasco ultrapassará São Paulo (4), Grêmio (6), Cruzeiro (6) e Fluminense (6), e subirá do 9º ao 5º lugar, com 7 pontos, outra vez com o apoio de sua gigantesca torcida.

SE GANHAR DO BAHIA, penúltimo, com duas derrotas e saldo negativo de 2 gols, o Vasco, 9º, com 4 pontos, ficará igual ao Internacional, 4º, com 7 pontos, mas precisará vencer por dois gols, porque seu saldo é de 1 gol (4 a 3) e o saldo do Internacional é de 2 gols (4 a 2). E se vencer por 3 gols, o Vasco iguala o Palmeiras, 3º, com 7 pontos, mas supera o atual campeão brasileiro, que tem saldo de 2 gols (6 a 4). O Vasco só não pode alcançar o Botafogo, líder com 9 pontos.

VASCO E BAHIA concluirão a 3ª rodada, já com o maior número de gols do Campeonato Brasileiro de 2023, após os nove jogos do fim de semana, em que foram registrados 31 gols, superando os 26 gols da 1ª rodada e os 25 da 2ª rodada, em que Santos e Atlético Mineiro foi o único 0 x 0 em 29 jogos. Gabriel Pec, com 2 gols, sem fizer mais dois no jogo com o Bahia, será o novo artilheiro, ultrapassando Moisés, do Fortaleza, e Tiquinho Soares, do Botafogo, com 3.

O BAHIA PERDEU os dois primeiros jogos por 2 x 1, para o Bragantino, no primeiro confronto de técnicos portugueses da Série A de 2023, e para o Botafogo, em Salvador. O astro do time só melhorou após a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil, com a goleada sobre o Volta Redonda por 4 x 0, na última 5ª feira (27), na Arena Fonte Nova, em Salvador. O técnico Renato Paiva, de 53 anos, que não foi jogador, disse que “o Bahia vai surpreender o Vasco”.

SERÁ O 44º JOGO da história do Campeonato Brasileiro, com 15 vitórias do Bahia, 11 do Vasco e 17 empates. O equilíbrio também é acentuado, mas com o mando de campo do Vasco, de vez que cada time venceu 7 e houve 11 empates nos 25 jogos disputados em São Januário. O jogo da noite de hoje (1), terá arbitragem paulista, com Flavio de Souza e os assistentes Marcelo Van Gasse e Fabrini Costa. O árbitro de vídeo será o gaúcho Daniel Bins.

O VASCO É LÍDER da campanha pelo Respeito, Igualdade e Inclusão e vai oferecer antes do jogo uma camisa ao representante do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, que realizará o leilão. O Vasco, primeiro a ter jogadores negros, é o clube que mais se posicionou com firmeza na campanha contra o racismo. O volante maranhense Fausto dos Santos, campeão carioca de 1929 e 1934 no Vasco, foi chamado de A Maravilha Negra da 1ª Copa do Mundo de 1930 no Uruguai.

Imagem: Super Vasco