Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Pelo segundo jogo consecutivo e de forma inexplicável, o Vasco recuou em excesso no final e deixou escapar a vitória sobre o Atlético Paranaense, aos 49 do segundo tempo, na noite desta quarta (14), diante do seu maior público em São Januário, no Brasileirão 2018: 20.212 pagantes, R$306.340,00. O empate (1 x 1) foi o décimo segundo, quinto como mandante, deixando o Vasco com 39 pontos, 9 vitórias e 13 derrotas em 34 rodadas, e o saldo negativo de 7 gols (39 a 46).

TEMPO RUIM – O primeiro tempo (0 x 0) do Vasco foi muito ruim, que só criou uma chance real, não aproveitada pelo atacante Rildo, que chutou em cima do goleiro Santos. Pouco depois, com problema no joelho, o lateral Ramon, capitão do time, saiu chorando e Henrique o substituiu aos 25 minutos. O Vasco exerceu boa marcação e não deu chance ao Atlético Paranaense de finalizar com perigo no primeiro tempo. Giovani Augusto entrou aos 40 no lugar de Rildo, que sentiu a coxa.

BEM MELHOR – O Vasco voltou bem melhor depois do intervalo, mas levou o susto da bola na trave do artilheiro Pablo aos 10 minutos. Recompôs-se bem e mereceu abrir o placar aos 22, com o pênalti que Pablo cometeu em Andrés Rios e Tiago Galhardo converteu com categoria no meio do gol, enquanto o goleiro Santos caía para o lado esquerdo. Tiago Galhardo não aproveitou a boa chance de fazer o segundo gol, aos 30, chutou para fora.

APREENSÃO – Os torcedores do Vasco se mostraram apreensivos com o recuou do time para garantir o resultado nos minutos finais, incluídos os acréscimos de cinco, bem dados pelo árbitro gaúcho Leandro Vuaden, que teve atuação correta. Aos 49, depois do lançamento do lateral-esquerdo Renan Lodi na área, a bola sobrou da disputa entre Pablo e Leandro Castan para o zagueiro Léo Pereira empatar. Parte da torcida vaiou e fez o coro de time sem vergonha para os jogadores do Vasco.

ONZE 1 x 1 – Dos doze empates do Vasco no Brasileirão 2018, foi o quinto como mandante, após sete como visitante, só um 0 x 0 com o Atlético Mineiro, no estádio Independência, em Belo Horizonte. Os cinco 1 x 1 com o mando de campo do Vasco foram com Fluminense, Ceará, Flamengo, Internacional e o desta noite com o Atlético Paranaense. Os seis 1 x 1 como visitante, com Chapecoense, Santos, Flamengo, Cruzeiro, Paraná e Botafogo. 

QUATRO FINAIS – Os três próximos jogos do Vasco serão com paulistas, mas como visitante só o próximo, com o Corinthians, na Arena Itaquera, em São Paulo. O Vasco fará dois jogos consecutivos em São Januário, com o São Paulo, na próxima quarta (21), e com o líder Palmeiras, domingo (25). Na rodada final, domingo, 2 de dezembro, o jogo será com o Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza.

NONO EMPATE – A exemplo do Vasco, o Atlético Paranaense também ainda não conseguiu ganhar como visitante. Foi seu oitavo empate, sétimo fora de Curitiba, onde só empatou (0 x 0) com o Bahia, no primeiro turno. Quase todos os empates como visitante foram 0 x 0, com Grêmio, Paraná, Corinthians, Ceará e São Paulo. O único com gol foi o 1 x 1 com o Vasco. Os jogos restantes do Atlético Paranaense, como visitante, serão com Vitória e Flamengo (última rodada), e em Curitiba com Corinthians e Ceará.