Depois de um mês da parada para a Copa América, o Vasco é o primeiro do Rio a entrar em campo na décima rodada do Brasileirão, para jogar com o Grêmio, neste sábado (12), às 17 horas, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. O time tenta a primeira vitória como visitante, em que é o terceiro pior dos vinte do campeonato, depois de três derrotas e um empate. O técnico Vanderlei Luxemburgo também ainda não conseguiu vencer o Grêmio, desde que saiu do clube em 2013.

PREOCUPANTE – A frase do técnico Luxemburgo durante a pausa da Copa América, enquanto o Vasco realizou intertemporada em Foz do Iguaçu – “Temos time para escapar do rebaixamento” – é preocupante porque revela que ele próprio não crê em algo melhor para a equipe na sequência da campanha. Será o quarto jogo do técnico, que estreou no 1 x 1 com o Avaí, em São Januário, onde o Vasco saiu das últimas colocações ao vencer o Internacional e o Ceará, e ao empatar fora de casa com o Fortaleza.

SEM CASTAN – O Vasco não terá o zagueiro Leandro Castan, que cumpre suspensão pela expulsão no jogo em que foi eliminado da Copa do Brasil pelo Santos, e talvez não conte com o meia Rossi, com problema muscular na perna. O time fez amistosos em que venceu (2 x 0) o Rio Branco, no Espírito Santo, o Atlético Goianiense (1 x 0), em São Januário, e o Força do Iguaçu (3 x 1), mas o rendimento, apesar das três vitórias, ficou bem abaixo da expectativa do treinador.

ESCALAÇÃO – O time deve iniciar o jogo com o Grêmio com Fernando Miguel, Pikachu, Oswaldo Henriquez, Ricardo e Danilo; Raul, Richard, Marcos Júnior e Marquinho: Rossi ou Valdívia e Marrony. O Vasco é décimo quinto com 9 pontos – 2 vitórias, 3 empates, 4 derrotas, 8 gols a favor e 14 contra – e ganhou os dois últimos jogos do Brasileirão em São Januário, 2 x 1 no Internacional e 1 x 0 no Ceará. Depois do Grêmio, o Vasco jogará em São Januário com o Fluminense e com o Palmeiras, em São Paulo.

ESTREANTE – O Grêmio promoverá a estreia do zagueiro David Braz, ex-Santos, paulista, 32 anos, 1,88m, ao lado de Geromel. O técnico Renato Gaúcho poupará, além do zagueiro argentino Kannemann, o volante Maicon e o atacante Tardelli para o jogo de quarta (17) com o Bahia, em Salvador, valendo vaga na semifinal da Copa do Brasil. O Grêmio deve iniciar com Paulo Victor, Leo Moura, Geromel, David Braz e Cortez ou Juninho Capixaba; Rômulo, Mateus Henrique, Alisson e Luan; André e Everton.

SEM VANTAGEM – Décimo primeiro com 11 pontos – 3 vitórias, 2 empates, 4 derrotas, 10 gols marcados e 11 sofridos -, o Grêmio sofreu duas derrotas em casa – 2 x 1 para o Santos e 5 x 4, em jogo de duas viradas, para o Fluminense – e ganhou (1 x 0) do Atlético Mineiro e do Fortaleza. O campeão gaúcho venceu os dois últimos jogos sem levar gol: além do 1 x 0 em casa no campeão cearense, ganhou do Botafogo, também 1 x 0, no estádio Nilton Santos, em sua única vitória fora de casa.

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco