NA ESTREIA DO TÉCNICO MAURÍCIO SOUZA, o Vasco conseguiu a terceira vitória consecutiva, pela primeira vez, e se manteve como único invicto de todas as Séries – A, B, C, D – do Campeonato Brasileiro de 2022, ao impor ao Londrina a primeira derrota no estádio do Café, neste sábado (18), por 1 x 0. O atacante Raniel, emprestado pelo Santos, entrou no intervalo e fez o gol no primeiro toque na bola, logo aos dois minutos.

DEPOIS DE 3 x 2 NO NÁUTICO E DE 1 x 0 NO CRUZEIRO, que vinha de oito vitórias consecutivas, só com 1 gol sofrido, o Vasco venceu o sétimo jogo, sexto sem sofrer gol. As vitórias por 1 x 0 foram na Ponte Preta, CSA, Bahia, Cruzeiro e Londrina, e só o Náutico conseguiu fazer dois gols no Vasco, que também se mantém com a defesa menos vazada, com 5 gols em 13 jogos, igual à do Cruzeiro.

COM INCENTIVO PSICOLÓGICO DO NOVO TÉCNICO, o atacante pernambucano Raniel, de 21 anos, emprestado pelo Santos, voltou a marcar depois de nove rodadas. Após três empates, Raniel fez o gol da primeira vitória do Vasco na 4ª rodada, 1 x 0 na Ponte Preta, em 27 de abril, em São Januário. Hoje (18),  ele substituiu Getulio no intervalo, e logo aos 2 minutos, aproveitou bem o rebote do goleiro.

O VASCO MANTEVE A PERSONALIDADE ao conseguir a segunda vitória no sexto jogo como visitante, terceiro em que não sofreu gol. Com 54% de posse de bola, o Vasco acertou quatro dos seis chutes na direção do gol. O Londrina só assustou no final, com o chute de Jhonny Lucas no travessão. O goleiro Thiago Rodrigues interveio pouco, mas sempre com muita precisão e firmeza.

O VOLANTE ANDREY REAPARECEU BEM, uma semana depois de ter sido um dos destaques da seleção brasileira sub-20, que ganhou o Torneio Internacional do Espírito Santo, goleando o Uruguai por 7 x 0. Uma das mais seguras promessas do futebol brasileiro, Andrey deu o toque de equilíbrio no meio-campo, com Yuri e Nenê, que fez o desvio do cruzamento do lateral Edimar no gol de Raniel.

A VITÓRIA DO VASCO GANHOU REALCE por ter sido a primeira de um visitante no estádio do Café, onde o Londrina, dirigido pelo ex-zagueiro Adilson Batista, técnico de capacidade reconhecida, não havia perdido. O Tubarão, como é tratado no futebol paranaense, venceu Náutico, Brusque e Operário, e empatou com Novorizontino, Vila Nova e Tombense. E estava motivado pela 1ª vitória como visitante, 2 x 1 na Ponte.

THIAGO RODRIGUES, Gabriel Dias (Weverton), Quintero, Anderson (c) e Edimar; Yuri (Zé Gabriel), Andrey e Nenê; Gabriel Pec (Mateus Barbosa), Getulio (Raniel) e Figueiredo (Erick), o Vasco da estreia do técnico Mauricio Souza, vice-lider com 27 pontos, 7 vitórias, 6 empates, saldo de 8 gols (13 a 5). Com certeza, São Januário será pequeno para o jogo da 14ª rodada com o Operário, na próxima 6ª feira (24).

O ÁRBITRO JEAN PIERRE GONÇALVES LIMA, de 42 anos, gaúcho de Pelotas, teve atuação correta. Das 31 faltas que marcou com acerto, 19 foram cometidas pelo Londrina, e dos seis cartões que aplicou, todos no segundo tempo, quatro para o Vasco: Edimar, Gabriel Pec, Weverton e Raniel. Os advertidos do Londrina foram Marcinho e Saimon. R$257.040,00. 6.120 pagantes.

FELIPE PEDE DEMISSÃO – O ex-lateral e meia Felipe Loureiro, de 45 anos, campeão no Vasco, pediu demissão do Confiança, após a derrota da tarde de hoje (18) por 3 x 2 para o Campinense, da Paraíba, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, na Arena Batistão, em Aracaju. Felipe entregou o cargo após três derrotas, três empates e duas vitórias. O Confiança é 18º, e o Paysandu lidera, mesmo com a derrota de hoje (18), fora de casa, para o Aparecidense, de Goiás, por 1 x 0.

GRÊMIO TIRA SPORT DO G4

COM DOIS GOLS DE DIEGO SOUZA, que ampliou a vantagem como artilheiro com 7, o Grêmio venceu o Sampaio Corrêa por 2 x 0, na tarde de hoje (18), na Arena Grêmio, e subiu ao 4º lugar, beneficiado pelo 1 x 1 do visitante Sport com o Náutico, no estádio dos Aflitos, no último jogo deste sábado (18). O atacante Kayke fez o gol do Sport aos 35, e o volante paraguaio Richard Franco empatou aos 30 do 2º tempo. 

O GRÊMIO TERMINOU A 13ª rodada em 4º com 21 pontos, 5 vitórias, saldo de 7 gols (11 a 4). O Sport é 5º com 20 pontos, 5 vitórias, saldo de 3 gols (9 a 6). O Náutico, 16º com 13 pontos, será o primeiro do rebaixamento, se amanhã (19), no encerramento da rodada, o visitante CSA, 17º com 13 pontos, vencer o Guarani, 19º com 12 pontos, em Campinas. O técnico Alberto Valentim estreará no Guarani.

Fotos: Lance! / VAVEL / UOL / Tem Londrina / Divulgação / Daniel Ramalho/Vasco.com.br