O Vasco se classificou para a terceira fase da Copa do Brasil, ao vencer (2 x 1) o Tombense, na noite de ontem (7), no estádio Antonio Guimarães de Almeida, em Tombos, cidade da Zona da Mata mineira, a 254 km do Rio. O time já saiu para o intervalo em vantagem, com o gol do meia Gabriel Pec, petropolitano de 20 anos, aos três minutos, aproveitando falha dos zagueiros, e passando até pelo goleiro, antes de marcar. Mesmo sem atuação destacada, o Vasco teve desempenho superior.

DE FALTA – O gol da vitória e da classificação do Vasco à terceira fase da Copa do Brasil, foi o primeiro de falta do volante Andrey, carioca de 23 anos, formado desde os 13 na base do clube. A bem da verdade, o árbitro errou em não marcar pênalti porque a falta de Wesley no argentino Cano foi dentro da área, aos cinco minutos. Andrey bateu forte no canto. Daniel Amorim fez de cabeça o gol do Tombense, aos 38, após cruzamento de João Paulo, mas o Vasco travou bem a tentativa de reação.

BOA ESTREIA – O atacante paulista Morato, emprestado pelo Bragantino, fez boa estreia no Vasco, até ser substituído, aos 20 do segundo tempo, pelo niteroiense Lucas Figueiredo, de 19 anos. Morato é o apelido de Andrew Eric Feitosa, de 28 anos, por ter nascido em Francisco Morato, município da região metropolitana, a 32 km da capital paulista. Ele foi campeão do interior mineiro pelo Boa Esporte (2014), e paulista, pelo Ituano (2017) e Bragantino (2020). Começou em 2001 na base do São Paulo.

LUCÃO, Leo Matos, Ernando (Ricardo), Castan e Zeca; Andrey, Galarza (Leo Jabá), Gabriel Pec (Bruno Gomes) e Marquinhos Gabriel (Miranda); Morato (Lucas Figueiredo) e German Cano. Bom dizer: Marcelo Cabo, carioca de 54 anos, antes de assumir o Vasco, foi técnico do Tombense, campeão do interior mineiro em 2013 e da Série D do Campeonato Brasileiro em 2014. Faz 10 anos que o Vasco não ganha a Copa do Brasil: a única foi em 2011, vencendo o Coritiba pelos gols fora de casa.

CARTÃO DIFERENTE – Aos 36 minutos do segundo tempo o árbitro gaúcho Leandro Vuaden, de 45 anos, aplicou um cartão amarelo bem diferente no meia gaúcho Marquinhos Gabriel, de 30 anos. Ele continuou em campo, durante um minuto, depois de ter sido substituído pelo zagueiro Miranda, mageense de 21 anos, até que jogadores do Tombense reclamassem que o Vasco estava com 12. Leandro Vuaden apitará Flamengo x Palmeiras, decisão da Supercopa do Brasil, domingo (11), em Brasília.

CINCO MESES – O Vasco voltou a vencer fora do Rio depois de cinco meses. A última vitória havia sido no sábado, 14 de novembro de 2020, no Recife, sobre o Sport (2 x 0, gols de Cano), pela vigésima primeira rodada do Brasileiro. E a última vitória fora de casa, pela Copa do Brasil, foi na quarta, 26 de agosto de 2020, sobre o Goiás (2 x 1, e 3 x 2 nos pênaltis), depois de perder (1 x 0) o jogo de ida em São Januário. O adversário da terceira fase, no início de junho, será conhecido em sorteio.

Foto: Yahoo Esportes