O VASCO MANTEVE O 4º LUGAR do Campeonato Brasileiro da Série B, ao golear o Náutico por 4 x 1 na noite de ontem (16) em São Januário, e vai com moral ao confronto da próxima 4ª feira (21) com o Cruzeiro, em que pode ser o primeiro a vencer o líder no Mineirão. R$513.110,00. 18.618 pagantes. 19.152 presentes.
A NOITE TERMINOU BEM PARA O VASCO, com o 1 x 1 do Londrina com o Tombense, e a derrota do Grêmio para o Novorizontino por 2 x 0. O Londrina ficou em 5º, com menos 3 pontos (45 a 48) e menos uma vitória (12 a 13) que o Vasco, e o Grêmio não avançou, ficando em 3º, com 50 pontos, e com 13 vitórias, igual ao Vasco.
VASCO 4 x 1 NÁUTICO foi a sétima goleada, sexta do returno, em 305 jogos da Série B de 2022, e o Vasco foi o primeiro a vencer dois jogos por quatro gols, depois de 4 x 0 no CRB. O Vasco completou 10 vitórias em 15 jogos como mandante, invicto, com 5 empates, e só venceu, fora de São Januário, o Cruzeiro por 1 x 0 no Maracanã.




O VASCO NÃO SOFREU GOL em 7 dos 15 jogos em casa, e só não fez gol nos 0 x 0 com Grêmio, Sport e Chapecoense. O Vasco foi o único do 1º turno a ficar oito jogos consecutivos sem sofrer gol. No turno, só Vila Nova, na 1ª rodada, e Ituano, na última, fizeram gol em São Januário. No returno, só Tombense, Guarani e Náutico.
O VASCO JÁ HAVIA GANHADO do Náutico por 3 x 2, no turno, no Recife, e nos 4 x 1 da noite de ontem (16), em São Januário, já saiu para o intervalo com 2 x 0, gols de Raniel, de pênalti, com paradinha, aos 34, e Eguinaldo, aos 39, com chute rasteiro, após drible seco no marcador Maurício.
O VASCO AMPLIOU A VANTAGEM logo aos 2 minutos do 2º tempo, com chute rasteiro de Andrey, que bateu no zagueiro Maurício e ganhou altura, tirando a chance do goleiro Jean. O gol do Náutico foi de Everton, aos 29, finalizando na pequena área o bom lançamento do meia Jean Carlos nas costas de Paulo Victor.
A GOLEADA DE 4 x 1 foi com a chave de ouro de Figueiredo, aos 42, doze minutos após substituir Raniel. Ele dominou bem a bola rebatida pelo zagueiro João Paulo, e marcou o gol mais bonito da noite, de pé direito, no ângulo direito. A bola ainda tocou levemente no travessão, sob vibração e delírio dos torcedores.
O VASCO DA GOLEADA: Tiago Rodrigues, Leo Matos, Anderson (c), Danilo Boza (Juan Quintero) e Paulo Victor (Edimar); Yuri, Andrey, Marlon Gomes (Gabriel Pec) e Nenê (Alex Teixeira); Raniel (Figueiredo) e Eguinaldo, que voltou bem da seleção sub-20. Foi o jogo com mais elevado nível de acerto de passes da equipe do técnico Jorginho, lateral campeão da Copa do Mundo de 94.
O ÁRBITRO Braulio Machado, catarinense de 43 anos, desde 2019 na Fifa, marcou 29 faltas (12 do Vasco) e aplicou sete cartões amarelos em Danilo Boza, Leo Matos, Tiago Rodrigues e Eguinaldo, do Vasco, e Maurício, Jean e Vitor Ferraz. Último, com 27 pontos, o Náutico sofreu a 17ª derrota, 11ª como visitante, e tem o pior saldo de gols (19), com 25 marcados e 44 sofridos. Praticamente rebaixado à Série C.
Fotos: André Durão / Daniel Ramalho/Vasco