Foi sob a mais forte ameaça de morte até hoje feita por torcedores, que o Vasco obteve neste sábado (19) a primeira vitória em São Januário, por 3 x 0 sobre o CRB, depois de perder por 2 x 0 para o Operário e o Avaí, então lanterna. Quando ainda estava 0 x 0, um drone sobrevoou por 30 segundos o gramado, com um cartaz com a foto de um caixão coberto pela bandeira do clube, e de um fantasma, e os dizeres: “O Vasco vale mais que suas vidas. Joguem por elas”.

PARALISADO – Surpreso, o árbitro Alisson Furtado, da Federação Tocantinense de Futebol, paralisou o jogo aos 34 minutos do primeiro tempo, até que o drone deixasse de sobrevoar o gramado, o que também, inicialmente, causou apenas espanto, mas depois levou a sensação de medo a todos os jogadores, pelos dizeres e as fotos do cartaz exibidos pelo drone. Dois jogadores tiveram o carro apedrejado, na saída do estádio, após a derrota para o Avaí.

GOL DO ALÍVIO – O Vasco dominou todo o primeiro tempo, mas o gol do alívio só veio aos 44 minutos, quando Cano marcou o décimo gol da temporada, tornando-se o décimo artilheiro do clube no século 21 com 34 gols, igualando-se ao ex-meia Ramon. Na volta do intervalo, mesmo mantendo o domínio e sem ser ameaçado, o Vasco só conseguiu o segundo gol aos 39, o primeiro de Leo Jabá, e nos acréscimos, Marquinhos Gabriel fez o terceiro aos 49 minutos.

BOM DESTACAR – Pela primeira vez, em cinco jogos, o Vasco não sofreu gol e marcou três gols em um jogo no Campeonato Brasileiro 2021 da Série B. O técnico Marcelo Cabo, que também ganhou um alívio na pressão dos torcedores, que querem sua saída, fez questão de enfatizar: “Mais importante do que as mudanças, foi a postura da equipe, que entrou disposta a mostrar que tem valor, o que provou com uma boa exibição e uma grande vitória”.

VASCO EM NONO – Com os 3 x 0 no CRB, o Vasco subiu sete posições e terminou a rodada em nono, com 7 pontos, perdendo por um gol no saldo para o Coritiba, oitavo, ao vencer (1 x 0) o Vila Nova, esta noite, em Goiânia. O Sampaio Corrêa, do Maranhão, ultrapassou Vasco e Coritiba, e terminou a rodada em sétimo, com 8 pontos, ao ganhar de virada (3 x 1) do Confiança de Aracaju, na noite de hoje (19), no estádio Castelão, em São Luis. O Vasco jogará quinta (24), no Mineirão, com o Cruzeiro, que perdeu hoje (19) para o Operário por 2 x 1 em Ponta Grossa, no Paraná.

MEIO MILHÃO – O Vasco da segunda vitória em cinco jogos, primeira em São Januário, teve Lucão, Zeca, Castan, Ernando e Riquelme (Andrey); Rômulo (Michel), Bruno Gomes e Marquinhos Gabriel; MT (Galarza), Cano e Morato (Leo Jabá). O goleiro Vanderlei testou positivo para o novo coronavírus. Muito triste lamentar que hoje, 19 de junho de 2021, o número de óbitos tenha passado de 500 mil, desde 29 de novembro de 2019, quando o coronavírus chegou ao Brasil.

BOTAFOGO x NÁUTICO – O Guarani ganhou o derbi 200 com a Ponte Preta por 1 x 0, gol de Régis, na noite de hoje (19), no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, e está igual ao Botafogo com 8 pontos. Mas o Botafogo mantém o quarto lugar pelo saldo de gols (5 x 2) e pode ser vice-líder, ultrapassando Operário (10 pontos) e Brusque (9, com menos um jogo), se vencer o líder Náutico, com 12 pontos, neste domingo (20), no estádio dos Aflitos, no Recife.

Foto: UOL