COM O PRIMEIRO GOL do meia ambidestro francês Dimitri Payet, depois de oito jogos, desde a estreia em 3 de setembro, o Vasco venceu o Fortaleza por 1 x 0, mantendo a escrita de nunca ter perdido em São Januário para o tricolor cearense em nove jogos, com seis vitória e três empates. Com chute rasteiro de canhota, da entrada da área, Payet acertou o canto direito aos 12 minutos do 2º tempo, levando ao delírio mais de 30 mil torcedores na colina histórica.

COM A OITAVA VITÓRIA, sexta em São Januário, quarta sem sofrer gol, o Vasco subiu do 17º ao 16º, com 30 pontos, e só voltará ao rebaixamento, se o Santos, 17º com 30, vencer ou empatar com o Bragantino, 2º com 46 pontos, na noite de hoje (19), na Vila Belmiro. O Santos vem de três vitórias consecutivas, pela primeira vez no atual campeonato. O Vasco voltará a São Januário, 5ª feira (26), para o jogo da 29ª rodada com o Internacional.

O CONFRONTO de técnicos argentinos foi disputado em elevado nível técnico na noite de ontem (18). Ramon Diaz, ex-atacante de 64 anos, campeão no River, Inter de Milão e Mônaco, armou bem o Vasco depois do gol para manter a vitória, limitando-se aos contra-ataques. Juan Pablo Vojvoda, ex-zagueiro de 48 anos, tentou o empate o quanto pôde, fazendo as substituições nos momentos mais importantes da reação do Fortaleza. Belo jogo.

VASCO 1 x 0 FORTALEZA registrou R$985.816,00. 19.830 pagantes. 20.255 presentes em São Januário. O árbitro gaúcho Leandro Vuaden, com atuação firme, marcou 16 faltas (7 do Vasco) e advertiu com cartão amarelo os vascaínos Marlon, Matias Carvalho, suspenso do próximo jogo, e Gabriel Pec, por simulação grosseira de pênalti, e Pikachu, ex-Vasco, e o lateral-esquerdo argentino Gonzalo Escobar.

VASCO – Leo Jardim, Paulo Henrique (Puma), Maicon (Miranda), Leo (c) e Piton; Zé Gabriel, Marlon (Rossi) e Praxedes (Jair); Gabriel Pec, Vegetti e Payet (Mateus Carvalho). O Vasco terá ingressos limitados no clássico de domingo (22) porque o mando é do Flamengo, que goleou por 4 x 1 no 1º turno, com a maioria de vascaínos no Maracanã. Na próxima 5ª feira (26) o Vasco receberá o Internacional pela 29ª rodada, mais uma vez com São Januário lotado.

FORTALEZA – João Ricardo, Tinga, Benevenuto, Titi e Escobar; Zé Welison (Tiago Galhardo), Caio Alexandre (Pedro Augusto) e Pikachu (Calebe); Pochettino (Marinho), Lucero e Machuca (Guilherme). O Fortaleza volta a jogar fora de casa, domingo (22), com o Bahia, na Arena Fonte Nova. O pentacampeão cearense terá a chance, dia 28, de ser o primeiro do Nordeste a ganhar um título sul-americano na decisão com a LDU, em jogo único, da Copa Sul-Americana, no Uruguai.

SÃO PAULO SEM VENCER COMO VISITANTE

O TÉCNICO DORIVAL JUNIOR, campeão da Copa do Brasil e com vaga certa na fase de grupos da Libertadores de 2024, mostra preocupação com a situação do São Paulo, que sofreu a 10ª derrota na noite de ontem (18), no estádio da Serrinha, em Goiânia. O tricolor paulista ainda não venceu como visitante no Brasileiro de 2023 e não mostrou reação na volta do intervalo, ao sofrer os gols do lateral alagoano Hugo e do meia paulista Morelli, na vitória (2 x 0) do Goiás.

18º COM 30 PONTOS, o Goiás só não saiu do rebaixamento porque os concorrentes Bahia e Vasco também venceram. O São Paulo estacionou no 10º lugar com 35 pontos, e tenta voltar a vencer domingo (22), ao receber o Grêmio no Morumbi. O Goiás será visitante no jogo de sábado (21) com o Cuiabá, na Arena Pantanal.

CUIABÁ GANHA FÁCIL DO CORITIBA

COM ATUAÇÃO MUITO SUPERIOR, o visitante Cuiabá subiu mais uma posição e terminou a 27ª rodada em 10º, com 33 pontos, ao ganhar fácil do Coritiba por 3 x 0, na noite de ontem (18), no Estádio Couto Pereira. Quarto artilheiro do Brasileiro de 2023, Deyverson marcou o 10º gol aos 24 minutos do 1º tempo. Na volta do intervalo, o paraguaio Isidro Pitta, de fora da área, fez 2 x 0 aos 37, e o meia Ranielle marcou o 3º aos 43.

NÃO À TOA, Coritiba e America Mineiro são os que mais perderam (17 derrotas), mas o Coritiba tem o pior saldo negativo de gols (28), com 29 marcados e 57 sofridos. Derrotado pelo Botafogo por 2 x 1, o América Mineiro, último colocado, tem saldo negativo de 26 gols, com 30 marcados e 56 sofridos.

COM OS 13 GOLS nos seis jogos da noite de ontem (18), o Campeonato Brasileiro registra a média de 2.45 gols por jogo, com 653 gols marcados em 266 jogos. A rodada será completada na noite de hoje (19): Cruzeiro x Flamengo, na estreia do técnico Tite, no Mineirão; Fluminense x Corinthians, no Maracanã; Palmeiras x Atlético Mineiro, no Allianz Parque, e Santos x Bragantino, na Vila Belmiro.

Fotos: Reprodução/TV Globo e JORGE RODRIGUES/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO