Antes da cobrança do pênalti, aos 23 do segundo tempo, Yago Pikachu estava com o pensamento em Belém, onde nasceu. Ele pediu a proteção de Nossa Senhora de Nazaré, homenageada todos os anos, sempre no segundo domingo de outubro, como acontece há 226 anos, desde 1793, na capital paraense, na bela festa do Círio de Nazaré.

DUAS POSIÇÕES – Pikachu bateu de pé direito, rasteiro, sem que o goleiro Marcelo Boeck, do Fortaleza, conseguisse chegar na bola, embora acertasse o canto esquerdo. Era a oitava vitória, levando o Vasco aos 31 pontos e a subir duas posições, terminando a rodada 25 do Brasileirão 2019 em décimo segundo lugar. Foi o gol 36 em 198 jogos com a camisa do Vasco.

TRÊS NA TRAVE – Vasco e Fortaleza voltaram do intervalo em ritmo intenso, bem diferente do primeiro tempo morno, e acertaram três vezes a trave. Rossi foi o primeiro e depois André Luis, na melhor chance do Fortaleza, e Felipe Ferreira, que melhorou a movimentação ao substituir Ribamar. O Vasco foi melhor e mereceu vencer.

EXPULSÃO – Quatro minutos depois de advertido com cartão amarelo por falta em Talles, o lateral Gabriel Dias voltou a entrar duro, após outro drible do atacante, tipo estilo da antiga lambreta, e foi bem expulso aos 34 do segundo tempo. Talles estará a partir de hoje com a seleção para o Mundial sub-17 e poderá ficar fora do time por até oito jogos. 

VASCO – Fernando Miguel, Yago Pikachu, Henriquez, Castan e Henrique; Andrey (Felipe Bastos), Richard e Marrony (Marcos Júnior); Rossi, Ribamar (Felipe Ferreira) e Talles. Técnico – Vanderlei Luxemburgo. O time volta a São Januário para o clássico com o Botafogo, quarta (16), e domingo (20) irá a Porto Alegre para o jogo com o Internacional.

FORTALEZA – Marcelo Boeck, Gabriel Dias, Jackson (Adalberto), Paulão e Carlinhos; Felipe, Juninho, Edinho (Mateus Alessandro) e Osvaldo; André Luis e Wellington Paulista. Técnico – Rogerio Ceni. Com 28 pontos – 8 vitórias, 4 empates, 13 derrotas e saldo negativo de sete gols (27 a 34), o Fortaleza jogará com o Flamengo, quarta (16), no Castelão.

CINCO AMARELOS – O árbitro Daniel Bins, da Federação Gaúcha, teve atuação segura. Além de expulsar com acerto o lateral Gabriel Dias, advertiu cinco com cartões amarelos: Gabriel Dias, Osvaldo e Wellington Paulista, e o zagueiro colombiano Henriquez e Felipe Bastos, único suspenso do próximo jogo. R$442.325,00. 11.690 pagantes.

Foto: Metrópolis