COM O 13º GOL de Gabriel Pec e o primeiro do argentino Luca Orellano, depois de 23 jogos, o visitante Vasco não saiu do rebaixamento, mas subiu uma posição e terminou a 31ª rodada em 17º com 34 pontos, ao vencer o Cuiabá por 2 x 0, na noite desta 5ª feira (2), na Pantanal, em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Foi a nona vitória, primeira do returno, impondo ao Cuiabá, 10º com 40 pontos, a 13ª derrota, 4ª consecutiva do time melhor visitante (5º) do que mandante (17º).

CUIABÁ E VASCO fizeram péssimo 1º tempo, provocando reação de deboche de internautas, tipo assim: “Cuiabá x Vasco é o circo dos horrores”; “Quer assistir filme de terror? Então assiste Cuiabá x Vasco”; “Cuiabá x Vasco tá mais feio que santista que acredita no Lula e não gosta do Neymar”, e “Começou o 2º tempo de Cuiabá x Vasco, mas é melhor deixar a TV desligada”. No final, um vascaíno mandou: “Jogar feio não quer dizer nada. O que importa é ganhar. Vamos, Gigante”.

O VASCO VOLTOU um pouco melhor do intervalo, mas viveu seis minutos de muita tensão, até que o VAR confirmasse o gol (legal) que marcou aos 12 minutos. O lance pode ter provocado dúvida quanto a possível impedimento de Gabriel Pec, mas não que justificasse tanta demora na revisão, principal motivo dos acrescimos de 11 minutos. O Vasco recuou e se fechou bem, o Cuiabá pressionou, mas parou em boas defesas do goleiro Leo Jardim.

QUANDO A PRESSÃO pelo empate era mais forte, o atacante argentino Luca Orellano, de 21 anos, que também ajudava no bloqueio de marcação, arrancou do próprio campo, passando na corrida por três marcadores, e entrar na área, finalizou de pé esquerdo, no canto esquerdo, aos 54 minutos. O goleiro reserva João Carlos, de 35 anos, titular em todos os jogos do acesso do Cuiabá à Série A em 2020, não jogava há oito meses, não teve culpa nos gols nem foi tão exigido.

O ATACANTE paraguaio Sebastian Ferreira, de 25 anos, emprestado pelo Dynamo Houston, não aproveitou a nova chance, teve problema no tornozelo esquerdo e foi substituído por Alex Teixeira, aos 18 do 2º tempo. O último gol que Ferreira marcou foi de pênalti, o primeiro da vitória do Dynamo (2 x 1) sobre o Los Angeles, em 31 de agosto de 2022, no PNC Stadium, em Houston, na terceira rodada da Liga dos Estados Unidos.

BRAGANTINO E SÃO PAULO AJUDAM O VASCO

A VITÓRIA DO VISITANTE Bragantino sobre o Goiás por 2 x 0, gols do uruguaio Thiago Borbas e do baiano Talisson, levou o time do técnico português Pedro Caixinha ao 3º lugar, com 55 pontos, ultrapassando o Atlético Mineiro (5º com 52) e o Grêmio (4º com 53), além de ficar a 1 ponto do vice-líder Palmeiras (56) e a 3 pontos do líder Botafogo (59). O Bragantino ajudou o Vasco a subir uma posição (17º com 34) e fez o Goiás cair para 18º com 32 pontos.

O VASCO TEVE OUTRA AJUDA no último jogo da noite, com a vitória do São Paulo sobre o Cruzeiro por 1 x 0, gol do atacante Luciano, de cabeça, aos 39 do 2º tempo, no Morumbi. Com a 11ª derrota, o Cruzeiro ficou em 16º com 37 pontos, não se distanciando do Vasco (17º com 34). Com a 11ª vitória, o São Paulo ultrapassou Corinthians e Cuiabá, ambos com 40, subiu duas posições e foi ao 10º, com 42 pontos, igual ao Fortaleza, 9º por ter mais uma vitória (12 a 11).

O VASCO TERÁ MAIS quatro jogos como mandante, 2ª feira (6), com o Botafogo, e America Mineiro, Corinthians e Bragantino, na última rodada, e só disputará mais três jogos como visitante, com Cruzeiro e Athletico Paranaense consecutivos, e Grêmio. O GOIÁS fará três jogos em casa, com Santos, Cruzeiro e America Mineiro, na última rodada, e quatro como visitante, com Coritiba, Atlético Mineiro, Grêmio e Fortaleza.

O BRAGANTINO será mandante nos jogos com Corinthians, domingo (5), Botafogo, Fortaleza e Coritiba, e jogará fora de casa com São Paulo, Flamengo, Internacional e Vasco, na última rodada, domingo, 3 de dezembro.

COM OS 26 GOLS da 31ª rodada, a Série A de 2023 do Campeonato Brasileiro registra 777 gols em 307 jogos, média de 2.53 gols por jogo. Palmeiras e Grêmio têm os melhores ataques (52) e o Botafogo a melhor defesa (23), além de ter mais vitórias (18), embora com menos um jogo. Artilheiros, Tiquinho Soares (16), Paulinho (Atlético Mineiro), 15 gols.

Fotos: Flickr oficial do Vasco