COM A VIRADA sobre o Athletico por 2 x 1, na noite de ontem (26), em São Januário, o Vasco subiu duas posições e terminou a 24ª rodada do Campeonato Brasileiro em 8º, com 31 pontos e reduziu para seis o saldo devedor de gols, com 28 marcados e 34 sofridos.
O ATHLETICO foi melhor no 1º tempo e mereceu a vantagem com o gol do volante paulista Gabriel, emprestado pelo Internacional, chutando de pé direito, pouco antes da meia-lua, no canto direito, aos 23 minutos. O goleiro Leo Jardim saltou bem, mas não conseguiu tocar na bola.
O VASCO voltou bem melhor do intervalo e a pressão surtiu efeito aos 23 minutos com o gol de empate do ponta colombiano Emerson Rodriguez, emprestado pelo Inter Miami. Ele finalizou de pé direito, rasteiro, no canto esquerdo, um contra-ataque muito rápido e objetivo.
O GOL DA VIRADA foi do argentino Pablo Vegetti, capitão do time, com cabeçada forte e certeira no canto direito. Payet viu bem a ultrapassagem de Leandrinhho, que entrara pouco antes no lugar de Emerson Rodriguez, com cãibra, e o cruzamento do lateral para Vegetti foi sob medida.
COM O 8º GOL, VEGETTI passou a dividir com outro argentino, Juan Lucero, do líder Fortaleza, a vice-artilharia do campeonato, a dois gols de Pedro, do Flamengo, com 10. Foi o gol 555 em 229 jogos do Brasileiro de 2024, que registra média de 2.42 gols por jogo.
FOI A SÉTIMA vitória do Vasco em 12 jogos como mandante, terceira por 2 x 1, segunda de virada, depois de 4 x 1 no São Paulo. Em São Januário, o Vasco só perdeu 1 dos 11 jogos, 4 x 0 para o Criciúma, porque a outra derrota com o mando de campo foi no Maracanã para o Flamengo (6 x 1).
LEO JARDIM, Paulo Henrique, Maicon, João Victor e Lucas Piton; Hugo Moura, Mateus Carvalho e Payet (Juan Sforza); Adson (Rayan), Vegetti (cap) e Emerson Rodriguez (Leandrinho), o time que subiu ao 8º lugar. As substituições feitas pelo técnico Rafael Paiva foram acertadas.
LEO LINCK, Kaíque Rocha, Tiago Heleno e Esquivel; Gabriel, Erick, Christian e João Cruz (Cuello); Nikão (Felipinho), Mastriani (Lucas Di Yorio) e Canobbio (Julimar), o Athletico, do técnico uruguaio Martin Varini, que sofreu a 9ª derrota, 1ª de virada, 5ª em 12 jogos como visitante.
O ÁRBITRO gaúcho Jackson Pinheiro teve atuação correta, anulando o gol do volante Hugo Moura, do Vasco, aos 25 minutos do 2º tempo, quando estava 1 x 1, por impedimento claro de Vegetti. Vasco 2 x 1 Athletico registrou R$841.135,00. 16.775 pagantes.
VASCO E ATHLETICO voltarão a jogar na noite de 5ª feira (29), em São Januário, pela Copa do Brasil. O jogo de volta será em 11 de setembro na Arena da Baixada, em Curitiba, e o vencedor disputará as semifinais com São Paulo ou Atlético Mineiro, que farão o primeiro jogo amanhã (28), no Morumbi.
Fotos: André Durão GE e Thiago Ribeiro / AGIF