O VASCO VOLTOU A VENCER, no único dos doze jogos em que não sofreu gol, subiu uma posição, sem sair do rebaixamento, mas ganhou sobrevida com 1 x 0 no Cuiabá, na noite de ontem (26), no Estádio Luso-Brasileiro, sem público. O gol foi do volante gaúcho Jair, aos 31 minutos do 2º tempo, convertendo pênalti do lateral Ranielle no atacante Figueiredo, só marcado depois que o árbitro gaúcho Rodrigo Klein foi chamado pelo VAR para rever o lance.

DEPOIS DE SETE DERROTAS, seis consecutivas, quatro como mandante e três sem fazer gol, o Vasco saiu de 19º para 18º, com 9 pontos, dos 36 disputados, e sai do rebaixamento se vencer o clássico do próximo domingo (2) com o líder Botafogo, no Estádio Nilton Santos, onde só os torcedores do mandante terão acesso. A proibição para que jogue sem torcida, durante um mês, vale para todos os estádios, até o julgamento dos distúrbios em São Januário.

O VASCO VENCEU, deu certo alívio na situação desconfortável, mas o futebol que voltou a mostrar na noite de ontem (26) foi de baixa qualidade. A equipe terá que melhorar muito o rendimento para não sofrer novas decepções. Outra vez ficou bem claro que o Vasco necessita de valores em todos os setores e não pode deixar de aproveitar a janela de transferências de julho para investir em reforços na acepção da palavra.

O VASCO VENCEU pela primeira vez como mandante, após quatro derrotas, três sem fazer gol em São Januário: 0 x 1 com Bahia, Santos e Goiás. No Maracanã, fez 2 x 0 no Palmeiras e cedeu o empate, e sofreu a pior derrota, goleado pelo Flamengo por 4 x 1, em jogo em que mais da metade dos torcedores saiu do estádio no intervalo, quando já perdia por 4 x 0.

O TIME DA 1ª VITÓRIA COMO MANDANTE: Leo Jardim, Puma, Robson, Leo (c) e Lucas Pitton; Jair, Marlon (Zé Gabriel) e Alex Teixeira (Eguinaldo); Gabriel Pec (Paulo Henrique), Rayan (Erick Marcus) e Figueiredo (Eguinaldo). O técnico interino William Batista, paulista de 30 anos, invicto no comando do time Sub-20, disse que se sente feliz e honrado com a vitória, que atribuiu ao empenho e a dedicação dos jogadores.

VASCO 1 x 0 CUIABÁ registrou 31 faltas, 18 do Vasco, com cinco dos oito advertidos com cartão amarelo: Jair, autor do gol, Eguinaldo, Zé Gabriel, Rayan e Gabriel Pec, suspenso do jogo com o Botafogo. Das 22 finalizações, 9 foram do Vasco, mas só duas na direção do gol. O técnico português Antonio Oliveira, que voltou ao Goiás, foi expulso pelo árbitro gaúcho Rafael Klein, por excesso de reclamação.

O VASCO DISPUTARÁ cinco jogos em julho, a partir do clássico de domingo (2) com o Botafogo. Todos os demais serão sábado: dia 8 com o Cruzeiro, provavelmente no Estádio Luso Brasileiro; dia 15 com o América, em Belo Horizonte; dia 22, com mando de campo, com o Athletico Paranaense, e dia 29 na Arena Corinthians.

Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama