O Vasco está de volta ao rebaixamento e obrigado a ganhar do Paraná, último colocado, amanhã (segunda, 1 de outubro), em Curitiba, para não terminar a vigésima sétima rodada entre os quatro últimos do Brasileirão 2018. O Ceará subiu três posições, e com a sétima vitória (3 x 1), na noite deste domingo (30) sobre a Chapecoense, na Arena Castelão, em Fortaleza, chegou aos 30 pontos, terminando a rodada em décimo quinto.
A VIRADA – Das sete vitórias do Ceará em 27 jogos, foi a quinta em Fortaleza e a primeira de virada, levando os torcedores ao delírio e o técnico gaúcho Lisca a se ajoelhar e a chorar na beira do campo, após o terceiro gol, que Leandro Carvalho marcou aos 31 do segundo tempo, com passe de Samuel Xavier. As outras duas vitórias do Ceará, ambas por 1 x 0, foram como visitante nos jogos com o Paraná, em Curitiba, e o Flamengo, no Maracanã.
ARGENTINO – A Chapecoense foi melhor no primeiro tempo e saiu para o intervalo vencendo com o gol do atacante argentino Agustin Doffo, 23 anos, 1,79m, revelado pelo Velez Sarsfield, de Buenos Aires, que antes o havia emprestado ao Villarreal (Espanha). Doffo marcou o gol aos 34, aproveitando o rebote do goleiro Everson, após chute do meia Pacheco. O Ceará voltou melhor no segundo tempo e empatou aos 10 minutos com o gol do zagueiro Valdo.
DESTAQUE – O atacante Arthur, 20 anos, 1,86m, natural de Campina Grande (Paraíba), é do Ceará desde juvenil e em 2015-16 passou uma temporada em São Paulo, emprestado ao Palmeiras. Além de ter dado o passe para Valdo empatar, ele marcou, três minutos depois, o gol da virada, com chute forte, sem defesa para o goleiro Jandrei. O terceiro gol, aos 31, foi de Leandro Carvalho, outro atacante habilidoso e veloz do time cearense.
CAMPANHA – Com a virada sobre a Chapecoense, o Ceará soma 38 pontos – 7 vitórias, 9 empates, 11 derrotas e diminuiu o saldo devedor de gols, agora com menos sete (22 marcados e 29 sofridos). Seu próximo jogo está em aberto, devido à participação do Cruzeiro na Libertadores.
Com a nona derrota em catorze jogos como visitante, a Chapecoense – tentando evitar o rebaixamento pela primeira vez – caiu para o décimo oitavo lugar com 28 pontos, 6 vitórias, 10 empates e 11 derrotas, e o saldo negativo de gols é de 13, com 28 marcados e 41 sofridos. O próximo jogo é sábado (6), na Arena Condá, em Chapecó, com o Atlético Mineiro.
QUATRO ÚLTIMOS – Com a virada do Ceará, o Vasco abre o grupo dos quatro últimos colocados com 29 pontos, seguido da Chapecoense (28), do Sport (24) e do Paraná (16), único com a volta à Série B em 2019 já assegurada, após a péssima campanha que está fazendo: em 26 jogos, 16 pontos, 3 vitórias, 7 empates, 16 derrotas e o alarmante saldo negativo de 25 gols, com apenas 11 marcados e 36 sofridos.
Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br