O TIME PRINCIPAL DO VASCO estreia em 2023, em amistoso com o River, maior campeão argentino, com 36 títulos, na noite de hoje (17). O jogo será no Exploria Stadium, em Orlando, cidade dos parques temáticos da Flórida, estado norte-americano recordista de visitantes, com mais de quatro milhões por ano. 

NA ÚLTIMA VEZ em que se enfrentaram, na noite da 4ª feira, 22 de novembro de 2000, pelas semifinais da Copa Mercosul, o Vasco, com exibição de gala, goleou o River por 4 x 1, diante de 50 mil torcedores, que pareciam não acreditar no que estavam vendo no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.

O VASCO JÁ SAIU para o intervalo com 2 x 0, gols de Romário e Junior Baiano, e voltou ainda mais disposto, fazendo 4 x 0 com Juninho Paulista e Pedrinho. O muito que o River conseguiu foi o gol do meia Martin Cardetti, na reta final de um jogo amplamente dominado pelo time do técnico carioca Oswaldo de Oliveira.

HELTON, Jorginho, Odvan, Junior Baiano (Mauro Galvão) e Jorginho Paulista; Paulo Miranda, Juninho Paulista (Nasa) e Clebson (Valkmar); Juninho Pernambucano, Romário e Pedrinho, o time da goleada histórica em Nuñez. No dia seguinte, o centenário jornal La Nación estampou: “!Que noche del gran Vasco da Gama!”

VASCO E RIVER farão na noite desta 3ª (17) o 10º confronto oficial, com três vitórias do Vasco, duas do River e quatro empates. No 0 x 0 de 17 de março de 1948, no Estádio Nacional de Santiago, o Vasco foi o primeiro brasileiro campeão dos campeões sul-americanos, na final com o River, do notável Alfredo Di Stefano.

O SUL-AMERICANO de 1948, que o Vasco ganhou invicto, com 4 vitórias e 2 empates, inspirou a criação, não apenas da Libertadores, 12 anos depois, mas também a da Liga dos Campeões da Europa, hoje o maior torneio de clubes do mundo. O Sul-Americano passou a ser chamado de Copa América em 1975.

O CAMPEÃO INVICTO, no 2-3-5 da época: Barbosa, Augusto e Wilson; Eli, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca (Lelé), Friaça, Ismael e Chico. Técnico – Flávio Costa. Vitórias do Vasco: 2 x 1 no Litoral, campeão da Bolívia; 4 x 1 no Nacional, campeão do Uruguai; 4 x 0 no Municipal, campeão do Peru; 1 x 0 no Emelec, campeão do Equador.  1 x 1 com o Colo Colo, campeão do Chile, e 0 x 0 com o River, campeão da Argentina.

TAMBÉM EM PRÉ-TEMPORADA, o River faz hoje (17) o último amistoso com o Vasco, depois de ter ganhado do mexicano Monterrey e do colombiano Millonarios. O técnico é Martin Demichelis, argentino de 42 anos, ex-zagueiro campeão no River, no Manchester City e no Bayern Munique.

O VASCO iniciará o amistoso com Ivan (Alexander), Pumita, Leo, Anderson Conceição e Lucas Piton; Zé Gabriel, Figueiredo e Nenê; Orellano, Pedro Raul e Gabriel Pec. O técnico estreante Maurício Barbieri, paulistano de 41 anos, planeja utilizar as cinco substituições.

Foto: Divulgação