Depois de ter atuado apenas nos sete minutos finais do clássico (0 x 0) com o Atlético de Madrid, no último sábado (29), Vinícius Júnior deverá ter mais tempo no time do Real Madrid, no segundo jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, na primeira terça (2) de outubro, em Moscou, com o CSKA, campeão da Supercopa da Rússia 2018. O ex-atacante do Flamengo viajou na noite deste domingo (30) na delegação composta por 20 jogadores.
SEM QUATRO – O técnico espanhol Julen Lopetegui não contará com o lateral brasileiro Marcelo e o meia galês Bale, recuperando-se de problema muscular; o atacante espanhol Isco, recém operado de apendicite, e o zagueiro e capitão Sergio Ramos, que sofreu um corte no supercílio no jogo de sábado. O técnico não decidiu se mantém o goleiro costa-riquenho Navas, que jogou nos 3 x 0 sobre a Roma, na estreia, em Madrid, ou se escala o belga Courtois.
30 MIL – A lotação da Arena CSKA, em Moscou – 30 mil lugares – estará completa, pelo interesse dos russos em sua equipe, evoluindo a cada jogo, e pelo prestígio do Real Madrid, sempre grande atração. Doze vezes campeão russo e outras tantas da Copa da Rússia, CSKA é abreviatura do Clube Central de Esportes do Exército. A Arena CSKA serviu como local de treino de algumas seleções que participaram da Copa do Mundo de 2018.
BRASILEIRO – No elenco atual de 29 jogadores – 25 são russos -, o único brasileiro do CSKA é o zagueiro baiano Rodrigo Becão, 22 anos, 1,81m, nascido em Salvador e emprestado pelo Bahia. Mas, entre os notáveis da história do clube, estão Jô, artilheiro do Brasileirão 2017 com 18 gols, hoje na China, e Vagner Love, que entre 2011 e 2013 igualou o recorde de 124 gols do russo Grigory Fedotov, atacante do CSKA de 1938 a 1949.
O CSKA Moscou é um dos clubes mais antigos do país, desde os tempos da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, fundado em 27 de agosto de 1911. Clubes dos militares, faz o clássico tradicional do futebol russo com o Spartak Moscou, clube dos operários. O técnico do CSKA é Viktor Goncharenko, 41 anos, ex-zagueiro, obrigado a encerrar cedo a carreira, devido às muitas contusões. Seu pai, Mikhail, era engenheiro da usina de Chernobyl e morreu, em 1993, em consequência da radiação.
foto: Real Madrid/divulgação