Foto: site marca.com
Mesmo sem fazer gol, Vinícius Júnior teve boa estreia na Liga dos Campeões, na noite desta quarta (7), na goleada (5 x 0) do Real Madrid sobre o Viktoria Plzen, da República Checa, que colocou o time espanhol na liderança do Grupo G, pelo saldo de gols. Vinícius Júnior substituiu o francês Karim Benzema – artilheiro com dois gols -, aos 17 do segundo tempo, e deu assistência para o alemão Kroos marcar o quinto gol e para o galês Bale acertar o travessão no último lance do jogo, diante de 11.423 pagantes na pequena Arena Doosan, em Plzen, quarta maior cidade do país, a 95 km da capital Praga.
DISPAROU – Depois de suportar a pressão inicial do FC Viktoria, dirigido pelo ex-meio-campo Pavel Vrba, 54 anos, o Real Madrid se impôs e marcou quatro gols em vinte minutos. Benzema fez o primeiro e mais bonito aos 20, após driblar dois marcadores. Casemiro, da seleção brasileira, marcou o segundo de cabeça, aos 23, após escanteio de Kross. O segundo gol de Benzema, aos 37, foi com assistência de Bale, a quem retribuiu para que fizesse o quarto gol aos 40 minutos.
VINÍCIUS – Na volta do intervalo, com a vitória assegurada, o Real Madrid utilizou as três substituições, a primeira com a entrada de Vinícius Júnior no lugar de Benzema, aos 17, e depois o técnico argentino Santiago Solari tirou o capitão Sergio Ramos – entrou Javi Sanchez – e o alemão Kroos para a entrada do espanhol Isco. No último gol, aos 22, a assistência foi do atacante brasileiro, ex-Flamengo, para Kross fazer 5 x 0, cinco minutos antes de ser substituído.
HISTÓRICO – Para Vinícius Júnior, uma quarta que entra para a história, com sua estreia no time mais vezes campeão do maior torneio de clubes do mundo. Um sonho de menino que o ex-atacante do Flamengo lembrará para sempre. Em sua estreia, com boa atuação e mesmo sem marcar nos 5 x 0, o Real Madrid teve Courtois, Odriozola, Nacho Fernandez, Sergio Ramos (Javi Sanchez) e Sergio Reguillon; Casemiro, Kroos (Isco) e Ceballos; Lucas Vazquez, Benzema (Vinícius Júnior) e Bale.
DECISÃO – O primeiro lugar do Grupo G será decidido dia 27, no Estádio Olímpico de Roma. Real Madrid e Roma estão iguais em pontos (9), vitórias (3) e derrota (1) – ambos não empataram – e o Real Madrid é primeiro pelo saldo de 2 gols, com 10 marcados e 2 sofridos. A Roma também marcou 10 gols, mas sofreu 4. A segunda vitória da Roma foi na noite desta quarta (7), em Moscou, com 2 x 1 sobre o CSKA, time do Exército russo.
KOSTAS MANOLAS, zagueiro grego, 27 anos, 1,89m, fez o gol do primeiro tempo aos 27. Ele joga na Roma desde 2014, comprado por 25 milhões de euros – R$120 milhões – do Olympiakos de Atenas. O CSKA empatou aos seis do segundo tempo, com o gol do islandês Arnor Sigurdsson, mas oito depois o meia-atacante Lorenzo Pellegrini fez o gol da vitória do time italiano, aos 14, aproveitando a saída em falso do goleiro Akinfeev, titular da seleção russa na última Copa do Mundo.
O BRASILEIRO Mário Fernandes, lateral-direito naturalizado russo, teve que sair logo aos cinco minutos, depois de receber uma joealhada do próprio companheiro Kolarov na cabeça. O time do CSKA teve bom começo, empatando fora de casa com o Viktoria Plzen (2 x 2) e conseguindo vitória surpreendente (1 x 0) sobre o Real Madrid, caindo com a derrota desta noite para o terceiro lugar, com 4 pontos, sem chance de se classificar para as oitavas de final.