Ao marcar o primeiro gol dos 2 x 0 que devolveram ao Real Madrid a liderança do campeonato, Vinícius Júnior homenageou Cristiano Ronaldo – maior artilheiro da história do clube -, que estava na tribuna do estádio Santiago Bernabeu, aproveitando a folga do Campeonato Italiano com o adiamento de Juventus x Inter de Milão, devido ao coronavírus. Vinícius comemorou com o salto do artilheiro português, que cai com os pés firmes no chão.

CRISTIANO RONALDO tornou-se o maior artilheiro da história centenária do Real Madrid, ao fazer mais gols (450) do que jogos (438), de 2009 a 2018, período em que foi quatro vezes campeão e sete vezes artilheiro, sendo seis consecutivas, da Liga dos Campeões da Europa, maior torneio de clubes do mundo. Com o traje elegante de sempre, Cristiano Ronaldo deu vários autógrafos e fez muitas selfies com os torcedores, alegres em revê-lo de perto.

TRÊS BRASILEIROS – Desde que estreou, foi a primeira vez que Vinícius Júnior teve participação integral em jogo do Real Madrid. Ele disse ter se sentido mais motivado pela presença do volante Casemiro, titular absoluto, e do lateral Marcelo, que não deixou de ser surpresa na escalação do técnico Zidane. Vinícius diz também que recebeu muita orientação importante de Marcelo, que chegou a Madrid quando tinha sua idade (19) e conhece tudo do clube.

O CONVÍVIO – Vinícius Júnior também destaca a importância do convívio com jogadores experientes, bem rodados e que já chegaram ao Real Madrid com bom lastro. Ele cita a dedicação do goleiro belga Courtois, de 27 anos, 1,99m, que só sai do treino quando está esgotado mesmo. Vinícius ressalta a liderança do zagueiro Sergio Ramos, capitão do time, sempre com uma palavra de incentivo aos companheiros, e resume o ambiente: “Maravilhoso”.

OS GOLS – O Barcelona foi melhor no primeiro tempo, mas parou nas defesas de Courtois. O gol de Vinícius Júnior, aos 26, foi após lançamento de Toni Kroos. O atacante finalizou cruzado e o leve desvio na perna de Piqué tirou a chance de defesa do goleiro. Mariano Diaz, atacante de 26 anos, natural da República Dominicana, fez o segundo gol aos 46, com uma bomba, depois de ganhar do zagueiro Umtiti, no pique, um minuto após substituir Benzema.

O DESEMPATE – Foi o jogo de número 180 da história do clássico, com 35 empates, e o Real Madrid passou à frente por uma vitória (73 a 72). O Real Madrid não vencia o Barcelona, no campeonato, desde 2016. Benzema completou oito jogos sem fazer gol no Barcelona. Messi, artilheiro com 18, e Benzema, vice com 13, não estiveram tão bem.

REAL MADRID – Courtois, Carvajal, Varane, Sergio Ramos (cap) e Marcelo; Casemiro, Valverde (Lucas Vazquez, 40 do segundo tempo) e Toni Kroos; Isco (Modric, 34 do segundo tempo), Benzema (Mariano Diaz, 45 do segundo tempo) e Vinícius Júnior. Técnico – Zinedine Zidane. O Real Madrid lidera com 56 pontos – 16 vitórias, 8 empates, 2 derrotas – tem saldo de 31 gols (48 a 17) e o próximo jogo é com o Betis, no estádio Benito Villamarin, em Sevilha.

BARCELONA – Ter Stegen, Semedo, Piqué, Umtiti e Jordi Alba; De Jong, Busquets e Arthur (Rakitic, 35 do segundo tempo); Messi, Griezmann (Ansu Fati, 35 do segundo tempo) e Arturo Vidal (Braithwaite, 25 do segundo tempo). Técnico – Enrique Setién. O Barcelona é vice-líder com 55 pontos – 17 vitórias, 4 empates, 5 derrotas -, tem saldo de 31 gols (62 a 31) e o próximo jogo é com o Real Sociedad, no estádio Camp Nou, em Barcelona.

CINCO CARTÕES – O primeiro cartão amarelo do jogo foi para Vinícius Júnior, por falta no lateral português Nelson Semedo, aos 9 do primeiro tempo. Carvajal e Casemiro foram os outros advertidos do Real Madrid. Os dois do Barcelona foram Jordi Alba e Messi, último cartão do jogo, por falta por trás em Casemiro. Boa atuação do árbitro Antonio Mateu Lahoz, em noite chuvosa e com 81 mil torcedores no estádio Santiago Bernabeu, em Madrid.

O QUE FALTA – Nas últimas 12 rodadas o Real Madrid jogará em casa com Eibar, Valencia, Mallorca, Getafe, Alavés e Villarreal. Será visitante nos jogos com Betis, Real Sociedad, Espanyol, Athletico de Bilbao, Granada e Leganés. O Barcelona jogará em casa com Real Sociedad, Leganés, Athletico Bilbao, Atlético de Madrid, Espanyol e Osasuna. Será visitante nos jogos com Mallorca, Sevilha, Celta de Vigo, Villarreal, Valladolid e Alavés. O campeonato termina domingo, 24 de maio.