O técnico Julen Lopetegui incluiu Vinícius Júnior entre os 20 relacionados para o último dos cinco jogos deste sábado (22) da quinta rodada do Campeonato Espanhol, que o Real Madrid disputará às 19h45m, no estádio Santiago Bernabeu, com o Espanyol, de Barcelona. A expectativa do atacante é de estrear na equipe principal, depois de só ter ficado o tempo todo na reserva, no jogo da Supercopa da Espanha com o Atlético de Madrid e de ter atuado apenas pelo time B, o Real Castilla, que disputa a terceira divisão.
DUAS DIFERENÇAS – Quando o Real Madrid joga em seu estádio, os jogadores se apresentam antes do almoço, passam por uma revisão médica e ouvem a palestra, geralmente de meia hora, do técnico. Não há concentração antes do jogo, mesmo nos clássicos, com Atlético de Madrid e Barcelona, a não ser quando a equipe tem que atuar fora da capital. Dos 20 que relaciona, o técnico faz o corte de três, entre eles um goleiro, porque são dezessete os que ficam na reserva.
VINÍCIUS JÚNIOR foi incluído na lista pela segunda vez no campeonato, mas no jogo com o Getafe sequer ficou na reserva. Ele teve estreia discreta no time B do Real Castilla com o Las Palmas e depois marcou dois gols no empate (2 x 2) com a equipe B do Atlético de Madrid. No início da semana, o atacante postou no Instagram a imagem dele atravessando uma porta e escreveu: “Semana de campeões e La Liga“, e, logo abaixo, “A caminho da felicidade“.
VICE-LÍDER COM 10 pontos – 3 vitórias, 1 empate, 11 gols marcados e 3 sofridos -, o Real Madrid é favorito diante de sua torcida, ainda mais animada com a estreia vitoriosa da última quarta (19), com 3 x 0, gols de Isco, Bale e Mariano Díaz, sobre a Roma, na Liga dos Campeões, que o maior ganhador tenta ampliar para sua décima quarta conquista. O Espanyol, de Barcelona, é quarto colocado após quatro rodadas, com 7 pontos (2 vitórias, 1 empate, 1 derrota), 5 gols pró, 3 contra.
BARCELONA, LÍDER e único com 100% de aproveitamento – 4 jogos, 4 vitórias, 14 gols marcados e 3 sofridos -, joga domingo (23), no Camp Nou, com o Girona, sétimo com 7 pontos, 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota e saldo negativo de um gol (5 a favor, 6 contra).
TAPA E EXPULSÕES – A quinta rodada começou nesta sexta (21) com a vitória (1 x 0) da Real Sociedad, de San Sebastián, sobre o Huesca, que participa pela primeira vez da Série A, em 118 anos, fundado em 29 de março de 1910, em Huesca, na comunidade autônoma de Aragão, e cujo time é dirigido pelo ex-goleiro argentino Leonardo Franco, de 41 anos, no clube desde 2015, quando ainda disputava a segunda divisão.
Huesca 0 x 1 Real Sociedad, no acanhado Alcoraz, estádio que só recebe 5.500 torcedores, o jogo foi tenso e o árbitro Iglesias Villanueva expulsou o lateral francês Theo Fernandez, emprestado ao Huesca pelo Real Madrid, por um tapa, aos 36 do segundo tempo, no meio-campo argentino Damian Musto, 31 anos, emprestado pelo Tijuana, do México. Antes, o atacante espanhol Juanmi, 25 anos, da Real Sociedad, foi expulso, ao insistir em reclamar por ter sido advertido com cartão amarelo.
Foto: Pablo García / MARCA