O Real Madrid poderia ter subido à vice-liderança e ficado só a três pontos do líder Atlético de Madri, mas o muito que conseguiu, mesmo jogando em casa, foi o 1 x 1 com a Real Sociedad, no minuto final da noite de ontem (1), no estádio Alfredo Di Stefano, no último jogo da rodada 25 de La Liga, como os espanhóis tratam seu campeonato. O gol foi de Vinícius Junior, em seu centésimo jogo, aos 44 do segundo tempo, completando cruzamento do lateral espanhol Lucas Vazquez.

BOM LEMBRAR – Natural de São Gonçalo, região metropolitana do Rio, Vinícius Junior foi comprado do Flamengo por 45 milhões de euros em maio de 2017, mas só se apresentou ao Real Madrid ao completar a maioridade em julho de 2018. Ele é o terceiro a fazer 100 jogos, aos 20 anos, pelo Real Madrid, depois do goleiro Iker Casillas, capitão da seleção espanhola campeã do mundo em 2010, e do artilheiro Raul, recordista de jogos (741), com 323 gols em dezesseis anos na história do clube.

REAL MADRID e Barcelona estão iguais em pontos (53) e vitórias (16), após 26 das 38 rodadas, mas o Barcelona é vice-líder pelo saldo de gols (33 a 23), com 55 marcados e 22 sofridos, enquanto o Real Madrid marcou 43 e sofreu 20. A liderança é do Atlético de Madrid, com 58 pontos, 18 vitórias e saldo de 31 gols, com 47 marcados e 16 sofridos. Messi é o artilheiro do campeonato com 19 gols, mais três que o uruguaio Luis Suarez, do Atlético de Madrid, e mais doze que o francês Benzema, do Real Madrid.

TIME DO JOGO 100 de Vinícius Junior no Real Madrid: Courtois, Lucas Vazquez, Varane, Nacho Fernandez e Mendy; Casemiro, Modric (Valverde) e Kroos; Asensio (Rodrygo), Mariano Diaz (Hugo Duro) e Isco (Vinícius). O técnico Zidane trocou os três atacantes em substituições simultâneas, aos 16 do segundo tempo, mas o rendimento pouco melhorou. O gol da Real Sociedad foi de cabeça, do atacante mais baixo do campeonato, Portu, de 1,67m, aos 10 do segundo tempo, acertando o ângulo, após cruzamento do lateral Nacho Monreal, de 35 anos, o mais velho do time do técnico espanhol Imanol Alguacil, de 49 anos.

MAIS DE 100 ANOS – O grande Dérbi de Madrid – Atlético x Real – completará no próximo domingo (7), no estádio Wanda Metropolitano, do Atlético, um dos mais modernos da Europa, 316 edições. O Real Madrid ganhou 148, o Atlético de Madrid venceu 101 e houve 66 empates. A história do Campeonato Espanhol, disputado desde 10 de fevereiro de 1929, registra que o Real venceu mais no estádio do Atlético, desde os tempos do antigo Vicente Calderon, do que em qualquer outro estádio.