Escolha uma Página

A ITÁLIA se classificou em 2º lugar no Grupo B para as oitavas de final da Eurocopa, com o gol do meia Mattia Zaccagni, faltando sete segundos para os acréscimos de oito minutos do jogo em que empatou (1 x 1) com a Croácia, na noite de hoje (24), na Arena Leipzig. O próximo jogo é sábado (29) com a Suíça.

A ITÁLIA vinha de derrota (1 x 0) para a Espanha, mas evitou sofrer a segunda derrota consecutiva, o que não acontece desde a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, quando perdeu (1 x 0) para Costa Rica e Uruguai. O meia Mattia Zaccagni foi o 7º estreante a marcar o 1º gol pela seleção.

O GOL DA CROÁCIA foi de Luka Modric, de 38 anos, em sua última Eurocopa, após rebote do goleiro Donnarumma, que dois minutos antes defendeu o pênalti, que ele próprio bateu no canto esquerdo. Despedida triste do notável Luka Modric.

O GOL DA ITÁLIA, do meia Mattia Zaccagni, de 29 anos, da Lazio, de Roma, foi de pé direito, com efeito, no ângulo esquerdo de Livakovic, de 29 anos, goleiro do turco Fenerbahçe, que após o jogo sentou e chorou, encostado à trave direita.

VICE-CAMPEÃ do mundo em 2018 e semifinalista em 2022, a Croácia havia se classificado para as oitavas de final da Eurocopa, em quatro de suas seis participações, incluídas as duas consecutivas em 2016 e 2020.

ÚNICA SEM SOFRER GOL

NO OUTRO JOGO de hoje (24) a Espanha confirmou o 1º lugar do Grupo B, com 100% de aproveitamento, com 1 x 0 na Albânia, gol de pé esquerdo de Ferran Torres, aos 13 do 1º tempo, na Arena Dusseldorf. Única seleção sem sofrer gol na fase de grupos.

A ESPANHA só havia conseguido vencer os três jogos da fase de grupos na primeira Eurocopa que ganhou, em 2008. Em 2012, quando golearam a Itália (4 x 0), tornaram-se os únicos a ganhar a Eurocopa duas vezes consecutivas, o que a Itália tenta igualar em 2024.

POR SINAL, o ex-técnico Vicente del Bosque, de 73 anos, campeão da única Copa do Mundo que a Espanha ganhou em 2010, rasgou elogios à campanha sob a direção do técnico Luis de la Fuente. Del Bosque está assistindo a Eurocopa 2024.

FERRAN TORRES, atacante de 24 anos, do Barcelona, autor do gol, igualou os 20 gols de Telmo Zarra, em 20 jogos pela seleção, e comemorou de braços abertos, subindo numa placa de publicidade. Zarra, que disputou a Copa de 1950 no Brasil, é nome do prêmio ao artilheiro do Espanhol das Séries A e B desde 2005.

COM OS TRÊS GOLS dos jogos de hoje (24), Espanha 1 x 0 Albânia e Itália 1 x 1 Croácia, a Eurocopa de 2024 registra 70 gols em 28 jogos, média de 2.5 gols por jogo.

AMANHÃ (25), mais quatro se classificarão para as oitavas de final: França x Polônia (eliminada); Holanda x Áustria, com previsão de muito equilíbrio; Dinamarca x Sérvia e Inglaterra (favorita ao 1º lugar) x Eslovênia.

Fotos: UEFA Eurocopa Oficial e Christophe SIMON / AFP