O segundo domingo de julho foi especial para José Mourinho, técnico do Tottenham, com a virada (2 x 1) sobre o Arsenal, na tarde de ontem (12), no mais famoso clássico do Norte de Londres, que os arquirrivais disputam desde 1887. Alexandre Lacazette, atacante francês de 29 anos, fez o gol do Arsenal aos 17, com belo chute de fora da área. No segundo tempo, o sul-coreano Son empatou aos 20, após driblar o zagueiro David Luiz e encobrir o goleiro argentino Emiliano Martinez, de 27 anos, 1,93m, e o zagueiro belga Toby Alderweireld, de 31 anos, 1,87m, fez de cabeça o gol da virada, após escanteio.

ULTRAPASSOU – Com a décima quarta vitória, o Tottenham, de José Mourinho, com 52 pontos, chegou à oitava posição e ultrapassou o Arsenal, do técnico espanhol Mikel Arteta, que sofreu a nona derrota e caiu para o nono lugar com 50 pontos. O único brasileiro do time de Mourinho é o meia Lucas Moura, que a exemplo do zagueiro David Luiz, também paulista, já foi da seleção, e é o único brasileiro do Arsenal, com o contrato renovado por mais duas temporadas. Quarta (12) o Arsenal recebe o campeão Liverpool, e o Tottenham viaja 454 km para jogar com o Newcastle, cidade universitária do Nordeste.

COTAÇÃO ALTA – Com 25 títulos em cinco dos mais importantes clubes da Europa, José Mourinho foi eleito treinador português do século 20 pela Federação Portuguesa de Futebol e continua entre os mais valorizados do mundo, após dezesseis temporadas fora de Portugal. Ele saiu em 2004, deixando o FC Porto, que dirigiu em 124 jogos, bicampeão nacional e último time português campeão da Liga dos Campeões, com 3 x 0 no Mônaco, na Arena Gelsenkirchen, na Alemanha, em que o meia Deco, autor de um dos gols, foi o melhor do jogo único.

PRESIDENTE do Tottenham desde fevereiro de 2001, o mais antigo de todos os clubes da Premier League, o inglês Daniel Levy, de 58 anos, filho de judeus, está quase quadruplicando a receita anual e a disposição é grande para investir em contratações. Ele diz que Mourinho será capaz, em 2020-2021, de repetir tantos feitos que já alcançou. Bom lembrar: Mourinho foi tricampeão inglês no Chelsea; bicampeão italiano, da Champions, da Copa e Supercopa da Itália, na Inter de Milão, campeão no Real Madrid e da Liga Europa, da Copa e Supercopa da Inglaterra. A FIFA elegeu Mourinho melhor técnico do mundo em 2010-2011.

Foto: Evening Standard