O BARCELONA ABRIU 12 PONTOS de vantagem e é o virtual campeão espanhol da temporada 2022-2023, com a virada de 2 x 1 sobre o Real Madrid, na noite deste domingo (19), diante de 95.475 torcedores no Camp Nou. Foi a centésima vitória do Barça no maior clássico da Espanha e um dos cinco maiores do futebol mundial.

O REAL MADRID fez 1 x 0 logo aos 9 minutos, com o gol contra do zagueiro uruguaio Ronald Araújo, desviando cruzamento de Vinicius Junior da linha de fundo. O meia Sergi Roberto empatou aos 44, com chute da marca do pênalti, que o goleiro belga Courtois não teve como evitar, encoberto pelos zagueiros Militão e Rudiger.

O JOGO FOI INTENSO do início ao fim, e aos 39 minutos o VAR anulou o gol que seria da vitória do Real Madrid, por impedimento de Marco Asensio. O árbitro Cesar Grado não precisou rever, apenas ouviu a decisão do monitor. Nos acréscimos de seis minutos, o meia africano Fanck Kessié fez o gol da virada do Barça aos 47.

A JOGADA DO GOL da virada foi belíssima, com o passe de calcanhar de Sergi Roberto, prêmio de melhor do jogo, para o lateral-esquerdo catalão Alejandro Balde, de 19 anos, revelado na base do Barcelona, avançar à linha de fundo e cruzar com precisão. O Camp Nou explodiu com a grande virada do líder Barcelona.

O BARCELONA TEM 56 PONTOS, com a 22ª vitória, saldo de 40 gols (49 a 9), após impor a 5ª derrota ao vice-líder Real Madrid, com 56 pontos, 17 vitórias, saldo de 30 gols (51 a 21), faltando 11 rodadas. O alemão Robert Lewandowski, em sua primeira temporada no Barcelona, é o artilheiro do campeonato com 15 gols.

PELA PRIMEIRA VEZ na história do clássico, desde a estreia do meia português Luis Figo em 2000, comprado do Barcelona por 60 milhões de euros, o presidente do Real Madrid, Florentino Perez, não foi ao Camp Nou, temendo hostilidade. O clima atual entre os clubes é de muita tensão, por acusações de vantagem em arbitragem.

                                           MESSI VAIADO ANTES DO JOGO

INÉDITO NO PARQUE DOS PRÍNCIPES, em Paris. Messi foi muito vaiado antes do jogo, assim que o telão do estádio mostrou seu nome no anúncio da escalação. O capitão argentino campeão do mundo teve atuação apagada e voltou a ser muito vaiado, depois da derrota para o Rennes, 5º colocado, diante de 45 mil torcedores.

O PSG LIDERA COM ampla vantagem sobre o Olympique Marselha (66 a 59) e deve ser o campeão de 2022-2023, mas voltou a perder para o Nantes, com os gols do atacante camaronês Toko Ekambi e do atacante francês Arnaud Kalimuendo. No turno, o Nantes já havia vencido em casa por 1 x 0, gol do lateral malinês Traoré.

Fotos: Barcelona FC