COM OUTRA ATUAÇÃO decepcionante, na noite de ontem (9), no Estádio Nacional de Santiago, o Brasil sofreu um gol logo aos 2 minutos, mas conseguiu empatar aos 46, e ganhar de virada do Chile, penúltimo, aos 44 do 2º tempo, com uma jogada individual. Com a 4ª vitória, a seleção subiu ao 4º lugar, com 13 pontos, após 1 empate e 4 derrotas, ao término do turno das eliminatórias para a Copa de 2026.

NO GOL DE CABEÇA de Eduardo Vargas, de 36 anos, atacante do Atlético Mineiro, o lateral Danilo falhou na marcação e o goleiro Ederson saltou atrasado. O Brasil sentiu e só conseguiu se recompor no fim do 1º tempo com o gol de cabeça do estreante Igor Jesus, após cruzamento de Savinho.

O BRASIL VOLTOU do intervalo sem André e Paquetá, mas os substitutos Bruno Guimarães e Gerson em nada melhoraram o rendimento. Quem decidiu foi Luiz Henrique, que substituiu Savinho aos 23, foi mais criativo e fez a bela jogada individual do gol da virada aos 44 minutos.

O ESTREANTE Igor Jesus, mato-grossense de 23 anos, e Luiz Henrique, petropolitano de 23 anos, em seu terceiro jogo, marcaram o primeiro gol com a camisa da seleção em jogo oficial, o que deixou a torcida do Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro, ainda mais feliz.

BOM LEMBRAR: o último gol de um jogador do Botafogo pela seleção havia sido o de Bebeto, o primeiro do 3 x 2 na Dinamarca (os outros dois de Rivaldo), na 6ª feira, 3 de julho de 1998, no estádio La Beaujoire, da cidade de Nantes, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Foi a última vitória do Brasil, que depois empatou com a Holanda (1 x 1) e perdeu a final com a França (3 x 0).

DEPOIS DE NOVE RODADAS, o Brasil é o 4º entre os 10 das eliminatórias, com 13 pontos, 4 vitórias, 1 empate, 4 derrotas, saldo de 2 gols (11 x 9). A Argentina lidera com 19 pontos, 6 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, saldo de 8 gols (13 x 5). A Colômbia, com 16 pontos, 4 vitórias, 4 empates, 1 derrotas, saldo de 3 gols (9 x 6), pode perder a vice-liderança, se hoje (11) o visitante Uruguai, com 15 pontos, 4 vitórias, 3 empates, 1 derrota, saldo de 8 gols (13 x 5) vencer o Peru, último e único sem vitória, em Lima.

O BRASIL da virada sobre o Chile: Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Gabriel Martinelli); André (Bruno Guimarães), Paquetá (Gerson) e Rodrygo; Savinho (Luiz Henrique), Igor Jesus (Endrick) e Raphinha. O próximo jogo será com o Peru, 3ª feira (15), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Fotos: Rafael Ribeiro / CBF