O SPORTING ASSUMIU A LIDERANÇA ISOLADA do Campeonato Português, com a virada por 3 x 2 sobre o Portimonense, na noite desta 4ª (29), no estádio José Alvalade, em Lisboa. O atacante João Paulo Dias, o Paulinho, de 29 anos, natural de Barcelos, fez os três gols no 2º tempo, após o atual campeão sair para o intervalo perdendo por 1 x 0, gol contra do zagueiro paulista Mateus Reis, de 26 anos, formado na base do São Paulo. 

FOI A 11ª VITÓRIA CONSECUTIVA do técnico lisboeta Ruben Amorim, de 36 anos, igualando-se ao ex-zagueiro paulista Marinho Peres, no próprio Sporting, que dirigiu em 90-91, depois de ganhar a Taça de Portugal como técnico do Belenenses em 89-90. Bom lembrar: Marinho Peres iniciou a carreira de técnico em 1981, após encerrar a de jogador no próprio América, sete anos após titular da seleção brasileira, que terminou a Copa do Mundo de 1974 em 4º lugar.

O SPORTING MANTEVE A ESCRITA de nunca ter perdido em seu estádio para o Portimonense, com a 19ª vitória em 19 jogos. Em 40 jogos do campeonato, o Portimonense só ganhou cinco, todos no estádio municipal de Portimão, o último em 81-82 por 2 x 0. No jogo da noite de hoje (29), o árbitro Antonio Nobre, de 33 anos, natural de Leiria, marcou 31 faltas (13 do Sporting), aplicou sete cartões amarelos e expulsou o meia Pedro Sá, capitão do Portimonense.

NO ESQUEMA COM TRÊS ZAGUEIROS, o Sporting venceu com Antonio Adan, Gonçalo Inácio, Coates (c) e Mateus Reis; Ricardo Esgaio , João Palhinha (Daniel Bragança), Mateus Nunes e Nuno Santos; Pablo Sarabia (Geny Catamo), Paulinho (Tiago Tomás) e Pedro Gonçalves, o Pote. O Sporting só volta a jogar dia 7 de janeiro, nos Açores, com o Santa Clara, 14º,  que nesta 5ª (30), visita o Paços de Ferreira, no estádio da Mata Real.

HORAS ANTES DOS 3 x 2 DA VIRADA, a torcida do Sporting já comemorava a conquista da 10ª Supertaça de Portugal de Futsal, com a vitória por 7 x 2 sobre o Benfica, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, na região metropolitana do Porto. Foi nesse pavilhão que a seleção masculina de vôlei do Brasil perdeu pela segunda vez a medalha de bronze da Liga das Nações, em 2018 e 2019, para a seleção da Polônia.

PORTO E BENFICA COMPLETAM nesta 5ª (30) a 16ª rodada, uma semana após o Porto ter eliminado o Benfica da Taça de Portugal, com 3 x 0 no estádio do Dragão, no último jogo do técnico Jorge Jesus. Com 41 pontos, o Porto recupera a liderança por ter saldo de gols superior ao do Sporting, ambos invictos. 3º com 37 pontos, o Benfica precisa vencer para não se afastar ainda mais da disputa do título. Nelson Veríssimo, ex-assistente, será o técnico até o fim do campeonato.

ARTILHEIRO DO PORTO COM 13 GOLS, o ponta colombiano Luis Diaz, de 24 anos, testou positivo após o Natal e não disputará o clássico. Na mesma situação, o lateral espanhol Alejandro Grimaldo, de 26 anos, que desfalcará o Benfica. Portugal bateu recorde nas últimas 24 horas, com 6.876 novos casos de infecção e 12 óbitos, exigindo que as autoridades sanitárias cumpram decisão do primeiro-ministro Antonio Costa e imponham novas restrições.

O PORTUGUÊS JOSÉ PESEIRO, ex-atacante de 61 anos, é o novo técnico da seleção da Nigéria, após cinco anos sob o comando do ex-zagueiro alemão Gernot Rohr, de 68 anos. Peseiro dirigiu a seleção da Venezuela em 2020-21, saiu em agosto, depois de mais de um ano sem receber salário, e só assumirá em março, após o campeonato africano de seleções em que a Nigéria será dirigida pelo ex-zagueiro Augustine Eguavoen, de 56 anos, que era assistente técnico.

OUTRO TÉCNICO PORTUGUÊS pode voltar ao futebol brasileiro em 2022. O lisboeta Antonio Oliveira, ex-zagueiro de 39 anos, está nos planos do Cruzeiro para substituir Vanderlei Luxemburgo. Seria o terceiro clube dele como treinador, depois de dirigir o Kazma, do Kuwait, e o Athletico Paranaense em 34 jogos em 2021. Antonio Oliveira é filho do ex-meia Toní, oito vezes campeão no Benfica, e da seleção portuguesa, entre 69 e 78.

Foto: Diário de Notícias