Escolha uma Página

A FRANÇA MOSTROU que quer revalidar o título conquistado em 2018 e estreou com uma bela virada sobre a Austrália por 4 x 1, nesta 3ª feira (22), primeiro dia de quatro jogos da Copa 2022. Os franceses sofreram o gol aos 9 e responderam em cinco minutos, já saindo para o intervalo em vantagem por 2 x 1.

O DESTAQUE DA NOITE no estádio Al Janoub, com os 44 mil lugares ocupados, foi Olivier Giroud, que se igualou a Thierry Henry como principal artilheiro da seleção francesa. Giroud chegou aos 51 gols em 115 jogos e Thierry Henry em 123, entre 1997 e 2010. Sem Benzema, o técnico Didier Deschamps vai efetivá-lo na equipe.

CRAIG GOODWIN, de 30 anos, maior artilheiro do Adelaide United, fez o gol da Austrália aos 9 minutos. A França empatou com o meia Adrien Rabiot, da Juventus, aos 27, e virou aos 32 minutos com o quinto gol de Giroud nos últimos cinco jogos. A partir de então, manteve o jogo sob domínio até o final, sem susto algum.

KYLIAN MBAPPÉ, a um mês de completar 24 anos, aproveitou o cruzamento de Dembélé e marcou de cabeça o terceiro gol. Com estilo, três minutos depois deu assistência de calcanhar para Giroud fechar a goleada aos 29, tão elegante quanto letal, como nos gols do Milan. Bom início da seleção campeã do mundo.

OLIVIER GIROUD usa no antebraço direito a frase em latim Dominus regit me et mihi deerit, que significa O Senhor me governa e eu preciso dele. Religioso e apegado à família, ele tem três filhos, Jade (9), Evan (6) e Aaron (5) do casamento com Jennifer. Giroud, de 36 anos, está no Milan, campeão italiano, desde julho de 2021.

A SELEÇÃO FRANCESA teve excelente impressão do Al Janoub, estádio com design pós-modernista e neo-futurista curvilíneo. A aparência do telhado foi inspirada nas velas dos tradicionais barcos Dhow, usadas por mergulhadores de pérola. O estádio fica em Al Wakrah, pequena cidade de 40 km2, com 30 mil habitantes, a 20 minutos da capital Doha.

MUITA ALEGRIA NO PRIMEIRO 0 x 0

O JOGO SEM GOL, via de regra não agrada, mas o primeiro 0 x 0 da Copa de 2022, entre Dinamarca e Tunísia, foi de muita alegria para os 38 mil torcedores no Estádio da Educação, em Doha, na noite desta 3ª feira (22). Dezessete meses após a parada cardíaca em Dinamarca x Finlândia, pela Eurocopa, o meia Eriksen, voltou à seleção.

OS 38 MIL TORCEDORES estavam felizes, aplaudindo Christian Eriksen, que joga com um minúsculo desfibrilador no coração. O equipamento solta descarga elétrica, em caso de parada cardíaca, e exerce a função de marca-passo. Eriksen é do inglês Brentford, após rescindir o contrato com a Inter, porque a Federação Italiana não permite o uso do aparelho. 

DINAMARCA 0 x 0 TUNÍSIA teve um gol anulado de cada seleção, após o mexicano Cesar Arturo Ramos, de 38 anos, receber orientação do VAR. Ele foi o árbitro da final do Mundial de clubes de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde o Real Madrid venceu o Grêmio por 1 x 0, gol de Cristiano Ronaldo, de falta.

Fotos: Diário do Litoral / Getty Images / Riário da Região / LANCE!