Escolha uma Página

A ESTREIA DE PORTUGAL na Eurocopa de 2024 não foi marcada só pela virada sobre a República Tcheca por 2 x 1, na noite chuvosa desta 3ª feira (18), na Arena Leipzig, mas pelos recordes do artilheiro Cristiano Ronaldo e do zagueiro brasileiro Pepe.

MAIOR ARTILHEIRO DA EUROCOPA com 14 gols, Cristiano Ronaldo ampliou o recorde de primeiro a disputar seis Eurocopas consecutivas, e Pepe, aos 41 anos e 113 dias, superou o recorde de 40 anos e 86 dias do goleiro húngaro Gabor Kiraly, desde 2006.

PEPE É DE MACEIÓ, revelado no Corinthians de Alagoas, ganhou 22 títulos no Real Madrid – 334 jogos, 15 gols -, 14 títulos no Porto – 290 jogos, 17 gols -, campeão e melhor jogador da Eurocopa de 2016 pela seleção portuguesa (138 jogos, 10 gols).

NO ÚNICO 1º TEMPO sem gol, dos 10 primeiros jogos da Eurocopa de 2024, Portugal teve amplo domínio, mas finalizou pouco, e sofreu o belo gol, de fora da área, do ponta Lukas Provod, do Slavia Praga, aos 17 minutos.

O EMPATE, AOS 27, foi com o gol contra do goleiro Stanek, do Slavia Praga, que rebateu nas pernas do zagueiro Hrnack a cabeçada do lateral Nuno Mendes, após cruzamento de Vitinha. Aos 42, o gol de Diogo Jota foi anulado pelo VAR, porque Cristiano Ronaldo estava impedido ao cabecear na trave.

AOS 43, O TÉCNICO Roberto Martinez fez três substituições, e Francisco Conceição, de 21 anos, filho de Sérgio Conceição, ex-técnico do Porto, que estava entre os torcedores, marcou o gol da virada aos 47, faltando só três minutos de acréscimos, tirou a camisa para comemorar e recebeu o último cartão amarelo.

PORTUGAL DA VIRADA: Diogo Costa, João Cancelo (Francisco Conceição), Pepe, Ruben Dias e Nuno Mendes (Semedo); Dalot, Bruno Fernandes e Vitinha (Pedro Neto); Bernardo Silva, Rafael Leão (Diogo Jota) e Cristiano Ronaldo (c), que completou 208 jogos oficiais, com 128 gols pela seleção das quinas.

PORTUGAL volta sábado (22) ao Signal Iduna Park para decidir o 1º lugar do Grupo F com a Turquia, que lidera pelo saldo de 1 gol. Na última rodada da fase de grupos, 4ª feira (26), Portugal joga com a Geórgia, e a Turquia com a República Tcheca.

  • NÃO HOUVE 0 x 0 na 1ª rodada da fase de grupos da Eurocopa, concluída com 34 gols em 12 jogos, média de 2.83 gols por jogo. Nedim Bajrami, da Albânia, marcou aos 21 segundos, na derrota para a Itália (2 x 1), o gol mais rápído das 17 Eurocopas.
  • A 2ª RODADA começa nesta 4ª (19), com a possível decisão do Grupo A, Alemanha x Hungria; 5ª (20), a provável decisão do Grupo B, Espanha x Itália; 6ª (21), a decisão quase certa do Grupo D, Holanda x França.
  • CONFIRMADA a fratura do nariz do artilheiro francês Mbappé, que não passará por cirurgia, mas foi vetado para o jogo de 6ª (21) com a Holanda. Quando reaparecer, usará máscara de proteção e está pedindo sugestão de modelo aos torcedores.

Fotos: Twitter Seleção Portugal e Porto Canal