PELA PRIMEIRA VEZ, depois de dois empates e três derrotas, o Flamengo conseguiu vencer o Avaí por 2 x 1 no estádio da Ressacada, neste domingo (24), em Florianópolis. A virada foi com dois gols de Pedro, aos 10 e aos 40, após o zagueiro catarinense Arthur Chaves, de 21 anos, marcar de cabeça o primeiro gol como profissional aos 2 minutos do 2º tempo. 

TAMBÉM PELA PRIMEIRA VEZ, desde que o técnico Dorival Junior assumiu, o Flamengo conseguiu três vitórias consecutivas, após 2 x 0 no Coritiba e 4 x 0 no Juventude. Foi a sexta vitória em nove jogos com Dorival, que perdeu os dois primeiros jogos para o Internacional (3 x 1), Atlético Mineiro (2 x 0), e depois para o Corinthians (1 x 0). Até agora, no Campeonato Brasileiro, o time não empatou com Dorival. 

AVAÍ 1 x 2 FLAMENGO registrou o segundo maior público de 2022 em Santa Catarina, com 15.557 pagantes. O maior foi em Criciúma 0 x 1 Vasco, no sábado, 9 de julho, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma, pela 17ª rodada da Série B, com 19.219 pagantes. Bom dizer: hoje (24), em Avaí 0 x 1 Flamengo, faltaram 2.243 torcedores para a capacidade máxima de 17.800 do estádio da Ressacada.

O FLAMENGO DOMINOU a maior parte do jogo, apesar da boa marcação do Avaí, que se apresentou com proposta defensiva. As melhores chances do 1º tempo foram em chutes de Gabriel rente à trave e de Pedro, bem defendido pelo goleiro Vladimir, sem culpa nos gols. O Avaí teve gol de cabeça de William Pottker bem anulado pelo VAR, por falta de Bissoli, artilheiro do time, no goleiro Santos, após escanteio.

O AVAÍ SURPREENDEU o Flamengo na volta do intervalo, com o gol de cabeça do zagueiro Arthur Chaves, de 21 anos, 1,93m, formado na base do clube. Foi o primeiro que marcou em 15 jogos como profissional. A reação foi imediata, com Pedro empatando aos 10, mas a virada, com 2º gol de Pedro só veio aos 40. Nos últimos quatro jogos, Pedro marcou 4 dos 10 gols e deu assistências para 3 gols.

COM A 9ª VITÓRIA EM 19 JOGOS, o Flamengo soma 30 pontos, e só voltará ao 7º lugar, se o Internacional, também com 30, ao menos empatar com o Palmeiras. Menos que termine a rodada em 6º, é o pior desempenho do Flamengo no 1º turno dos quatro Brasileiros mais recentes. Em 2019, somou 42 pontos e foi campeão com o recorde de 90 pontos. Em 2020, somou 35 pontos no 1º turno e foi bicampeão com 71. Em 2021, o Flamengo terminou o turno com 36 pontos.

O TIME DA 3ª VITÓRIA CONSECUTIVA: Santos, Mateuzinho (Rodinei), Fabricio Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; João Gomes, Diego (Everton Cebolinha), Arrascaeta e Everton Ribeiro (Arturo Vidal, aos 32 do 2º tempo, com estreia discreta); Gabriel (Victor Hugo) e Pedro, outra vez destaque do time, que volta ao Maracanã, 4ª (27), para o primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil com o Athletico Paranaense.

O FLAMENGO TERMINARÁ JULHO, sábado (30), no Maracanã, com o Atlético Goianiense (1 x 1 no turno, em Goiânia). O primeiro jogo de agosto será dia 7 com o São Paulo, no Morumbi, e dia 14 voltará ao Maracanã para o jogo da 3ª rodada com o Athletico Paranaense (1 x 0 no turno, gol de Terans, de pênalti), retornando a São Paulo dia 21 para o jogo com o Palmeiras (0 x 0 no turno). Dia 28, com o Botafogo, no estádio Nilton Santos (no turno, Botafogo 1 x 0, em Brasilia).

Foto: Divulgação: Gilvan de Souza/Flamengo