NO REINÍCIO DOS CAMPEONATOS EUROPEUS, após as datas Fifa para os jogos das eliminatórias para a Eurocopa de 2024 e amistosos das seleções, o Barcelona reapareceu em grande estilo, com uma virada espetacular sobre o Celta de Vigo por 3 x 2, na noite deste sábado (23), diante de 43.272 torcedores no Estádio Olímpico de Montjuic, em Barcelona. O Celta saiu para o intervalo com 1 x 0, gol do atacante norueguês Jorgen Larsen, de 23 anos, aos 19 minutos.

NA VOLTA DO INTERVALO, o atacante grego Douvikas, de 24 anos, marcou o 2º gol do Celta aos 31. O Barcelona fez a virada espetacular com três gols em oito minutos: Lewandowski aos 36 e aos 40, com assistência do lateral português João Cancelo, de 29 anos, emprestado pelo Manchester City, que marcou o gol da vitória aos 44 minutos. O ponta brasileiro Raphinha só entrou aos 26 minutos do 2º tempo, substituindo o espanhol Ferran Torres.

OS JORNAIS ESPANHÓIS Marca, Mundo Deportivo e As destacam a qualidade do confronto dos técnicos espanhóis, ambos ex-meias, Xavi Hernandez, catalão de 43 anos, que brilhou no Barcelona e na seleção, e Rafael Benitez, de 63 anos, sempre organizando bem as equipes que dirige. Invictos, Barcelona e Girona lideram com 16 pontos, 5 vitórias e 1 empate, mas o Barcelona lidera pelo saldo de 1 gol (10 a 9). O Celta, 17º com 4 pontos, sofreu a quarta derrota.

O GIRONA VENCEU o Mallorca por 5 x 3, em outro belo jogo, neste sábado (22), diante de 11.514 torcedores no Estádio Municipal de Montilívi, em Girona, que ganhou fama como cenário de parte das quinta, sexta e sétima temporadas da série Guerra dos Tronos, da HBO. O Girona sofreu um gol do atacante kosovar Muriqi, logo aos 4 minutos, mas virou para 4 x 1, antes do intervalo, com os gols de David Lopez, Ivan Martins, Dovbyk e do venezuelano Yangel Herrera.

O BRASILEIRO SÁVIO, ponta capixaba de 19 anos, emprestado pelo francês Troyes, marcou o 5º gol do vice-líder Girona, aumentando o conceito com o técnico espanhol Michel Muñoz, ex-meia de 47 anos. O Mallorca, do técnico mexicano Javier Aguirre, ex-meia de 64 anos, ainda reagiu, mas ficou nos gols do atacante espanhol Abdou Prats, terminando a rodada em 15º com 5 pontos após a terceira derrota.

O REAL MADRID, ÚNICO 100%, venceu os cinco jogos e reassumirá a liderança isolada com 18 pontos, se vencer o grande clássico deste último domingo (24) de setembro, com o Atlético de Madrid, que o receberá no seu moderno e confortável Estádio Cívitas Metropolitano, com todos os 70 mil assentos ocupados. O Atlético, do técnico argentino Diego Simeone, é 7º com 7 pontos, 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota e saldo de 6 gols (10 a 4).

PORTO ASSUME LIDERANÇA 

COM A VITÓRIA sobre o Gil Vicente, 10º colocado, o Porto assumiu a liderança da Primeira Liga, em jogo difícil na noite deste sábado (23) no Estádio do Dragão. O 1º gol foi do meia espanhol Ivan Jaime, de 22 anos, aos 2 minutos, com assistência primorosa de calcanhar do iraniano Mehdi Taremi. O atacante angolano Depu, de 26 anos, empatou aos 37, e no 2º tempo, o volante canadense Stephen Eustaquio, de 26 anos, fez o gol da 5ª vitória do técnico Sergio Conceição.

COM 16 PONTOS, o Porto só perde a liderança se o visitante Boavista, 2º com 13, vencer neste domingo (24) o Braga, 8º com 7 pontos, ou o Sporting, 3º com 13 pontos, ganhar 2ª feira (25), em casa, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, do Rio Ave, 13º com 5 pontos e saldo negativo de 1 gol (5 a 6). Há já a grande expectativa de sempre pelo clássico da 7ª rodada, Benfica x Porto, na última 6ª feira de setembro (29), no Estádio da Luz, em Lisboa.

MILAN ESTREIA CAMISA E VOLTA A VENCER

DEPOIS DE GOLEADO pela Inter por 5 x 1 e de ficar no 0 x 0 com o Newcastle, na estreia da fase de grupos da Champions, o Milan voltou a vencer neste sábado (23), com o gol do atacante português Rafael Leão, logo aos oito minutos, pela 5ª rodada do campeonato, em seu mítico estádio de San Siro. O placar não refletiu a superioridade do Milan, vice-líder com 12 pontos, que impôs a segunda derrota ao Verona, 9º com 7 pontos, do técnico Marco Baroni, ex-zagueiro de 60 anos.

O MILAN ESTREOU a terceira camisa, com as cores magenta, assemelhada ao vermelho, violeta, roxo, turquesa e azul. O escudo, com as iniciais AC Milan, aparece em um tom mais apagado de vermelho, todo monocromático. A fabricante alemã Puma lançou a terceira camisa, celebrando a inclusão, com o objetivo de unir a única e diversificada geração de torcedores em todo o mundo. A camisa custa 140 euros (R$757,00), e em breve estará à venda no Brasil.

A GRATA SURPRESA das primeiras rodadas é a Unione Sportiva Lecce, que neste sábado (23) venceu o Genoa por 1 x 0, gol do meia francês Rémi Oudin, no estádio Via del Mare. É a 17ª participação da Lecce, dirigida pelo ex-meia italiano Roberto D’Aversa, de 48 anos, nascido em Stuttgart, na Alemanha, depois de levar o Parma da 3ª à 1ª divisão e de ficar um ano sem clube. Invicta, a Lecce está em 3º com 11 pontos, 3 vitórias, 2 empates, menos 1 ponto que Inter e Milan.

LECCE É UMA das cidades mais agradáveis, belíssima, como todas as cidades italianas, na parte sul da Apulia, no calcanhar da Itália, conhecida por suas cidades serranas com casas caiadas e belos campos agrícolas centenários. Bari, a capital da Apulia, é uma cidade portuária e universitária muito alegre. Lecce está a 605 km da capital Roma.

A GRANDE SURPRESA do penúltimo sábado (23) de setembro do Campeonato Italiano foi a derrota da visitante Juventus, de Turim, para o Sassuolo, 11º com 6 pontos, por 4 x 2, no estádio Mapei, na região da Emilia-Romanha, província de Modena. O meia paulistano Matheus Henrique, de 26 anos, ex-Grêmio, foi um dos destaques do Sassuolo, com assistência de primeira para o atacante Domenico Berardi, de 29 anos, marcar o segundo gol dos 4 x 2.

A INTER é ampla favorita neste domingo (24), na visita ao Empoli, no estádio Carlo Castellani, para se manter invicta e na liderança, única com 100% de aproveitamento, sob o comando do técnico Simone Inzaghi. O Empoli, lanterna, é o único que ainda não pontuou nem fez gol.

Fotos: OGol , Piero CRUCIATTI / AFP e Pau BARRENA / AFP