A LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA, maior torneio de clubes do mundo desde 1992, teve na noite desta 3ª feira (21) um de seus jogos mais marcantes, com nove gols, na virada histórica do Barcelona sobre o Benfica por 5 x 4, com 64.500 torcedores, lotação completa do estádio da Luz, em Lisboa.
AUTOR DE DOIS GOLS e prêmio de melhor do jogo, o gaúcho Raphinha, de 28 anos, quebrou o tabu da primeira vitória sobre o Benfica, em nove jogos, o que não havia conseguido quando jogou pelo Vitória de Guimarães e pelo Sporting, de 2016 a 2019, perdendo duas finais da Supercopa de Portugal.
O BENFICA SAIU PARA O INTERVALO com 3 x 1, três gols do grego Pavidilis, aos 2, 22 e 30 minutos, e Lewandowski empatando de pênalti aos 13. No 2º tempo, Raphinha fez o 2º gol aos 19, após o goleiro ucraniano Anatoly Trubin errar na cobrança do tiro de meta, que bateu em sua cabeça.
O BENFICA VOLTOU A TER VANTAGEM de dois gols, aos 23, com o gol contra do zagueiro uruguaio Ronald Araújo. Mas, com a virada histórica, o Barcelona conseguiu a primeira vitória de um visitante, em desvantagem de dois gols, no último quarto de hora do jogo, que parecia decidido.
EM OUTRA COBRANÇA DE PÊNALTI, sofrido por Yamal Lamine, o polonês Lewandowski marcou o 3º gol aos 33. Raphinha bateu escanteio e o meia Eric Garcia empatou de cabeça aos 41. Em contra-ataque fulminante, aos 51, Raphinha fez o 5º gol, driblando o zagueiro e deslocando o goleiro.
OS ANALISTAS PORTUGUESES não pouparam críticas ao técnico Bruno Lage, de 48 anos, ex-Botafogo, pelo fato de o Benfica ter caído de rendimento no 2º tempo, depois de sair para o intervalo em vantagem por 3 x 1. Os benfiquistas deixaram o estádio da Luz tão revoltados quanto tristes.
RAPHINHA SAIU DE CAMPO insultado por torcedores do Benfica e reagiu: “Respeito a todos, mas se me insultarem, reajo e retribuo. Nada fiz para sair ofendido. Respeito se me respeitarem, mas não me calo se me insultarem” – disse o ponta do Barcelona e da seleção brasileira.
O BARCELONA GARANTIU a classificação antecipada às oitavas de final, com 18 pontos, menos três que o líder Liverpool, que em casa ganhou do francês Lille por 2 x 1, com outra atuação de gala do egípcio Salah, autor do 1º gol, e artilheiro com 18 da Premier League, que seu time também lidera.
NO SEGUNDO JOGO com mais gols da noite, a Atalanta, 4º lugar, goleou o Sturm Graz, da Áustria, por 5 x 0, no estádio Gewiss, em Bergamo, com o único gol do 1º tempo de Mateo Retegui, de 25 anos, argentino naturalizado italiano, artilheiro do Campeonato Italiano com 14.
NO ÚNICO 0 x 0 dos jogos da noite desta 3ª (21), a visitante Juventus, de Turim, não furou o bloqueio do Brugge, no Jan Breydelstadion, na cidade dos canais do Noroeste da Bélgica. Não à toa, no campeonato belga e na Champions, o Brugge chegou ao 19º jogo sem derrota.
Foto: