Depois de sair para o intervalo em vantagem, com seu mais jovem artilheiro Moise Kean chegando aos seis gols em seis jogos, a Juventus levou a virada da SPAL, décimo sexto, só com nove vitórias em 32 rodadas, neste sábado (13), no estádio Paolo Mazza, em Ferrara, onde lhe bastaria o empate para comemorar, por antecipação, o oitavo título consecutivo do Campeonato Italiano. Sem Cristiano Ronaldo e outros sete titulares, poupados para o jogo de terça (16), em Turim, com o Ajax, pela Liga dos Campeões, em que se classifica com 0 x 0, ainda assim a Juventus teve mais domínio, porém falhou muito nas finalizações.
SEM AMEAÇA – A segunda derrota não representa ameaça à Juventus, líder com 84 pontos, mesmo que o vice-lider Napoli, com 64, ganhe neste domingo (14), fora de casa, do lanterna Chievo, vigésimo com 14 pontos, no estádio Marcantonio Bentegodi. O título inédito de octacampeã italiana está garantido ao time de Turim, que só pensa em avançar as etapas da Champions League. O gol da Juventus, aos 29, foi do atacante Moise Kean, de 19 anos, o mais jovem da história do clube a fazer seis gols em seis jogos.
Tuttosport, um dos principais jornais esportivos da Itália, publicou em sua edição online após o jogo: “Kean, 0 euro. O maior valor jovem da Europa nada custou à Juventus”. Os elogios só fazem aumentar pelas atuações do atacante, filho de imigrantes africanos, nascido em Vercelli, na região do Piemonte, nos arredores de Turim.
BRASILEIRO – No time da SPAL, o segundo a ganhar da Juventus no atual campeonato, joga o zagueiro Thiago Cionek, de 32 anos, 1,84m, nascido em Curitiba e que iniciou a carreira no Mato Grosso, pelo Cuiabá EC, em 2005. A SPAL é sua quarta equipe na Itália, desde 2014, quando chegou do Jagiellonia Bialystok, da Polônia, onde se naturalizou e estreou pela seleção no amistoso com a Alemanha, em maio, na cidade portuária de Hamburgo.
A VIRADA – Os gols da SPAL, no segundo tempo, do zagueiro Kevin Bonifazi, de 22 anos, 1,87m, emprestado pelo Torino, logo aos 4 minutos, e do atacante Sergio Floccari, de quase 38 anos, 1,83m, emprestado pela Lazio de Roma, aos 29 minutos. O técnico é Leonardo Semplici, de 52 anos, ex-zagueiro de times modestos da segunda divisão, tais os que dirigiu antes de assumir a SPAL, que com a vitória ficou mais distante do rebaixamento. Antes e também em casa, a SPAL havia ganho da Roma e da Lazio. Bom dizer sobre SPAL – Società Polisportiva Ars et Labor. Um clube de 112 anos, fundado em 1907.
Foto: Alberto Lingria/REUTERS