Depois de estrear com empate em casa com a Grécia (1 x 1, em Granada), a Espanha sofreu muito para ganhar (2 x 1 de virada) da seleção da Geórgia, na Arena Dinamo, em Tbilisi, capital do país, na Europa Oriental, na interseção com a Ásia. O técnico Luis Enrique Martinez, de 50 anos, ex-meia do Barcelona, disse que sofreu a sensação de um infarto, quando o meia-atacante Dani Olmo fez o gol aos 48 minutos do segundo tempo, no momento em que o árbitro olhava para o cronômetro.
ANGÚSTIA – A Espanha não teve tantas chances de gol, embora dominasse a maior parte do primeiro tempo, mas a dois minutos do final sofreu o gol de Khvicha Kvaratshhelia, ponta de 20 anos do Rubin Kazan, da Rússia. Na volta do intervalo, a angústia aumentou depois do gol de empate, aos 7 minutos, do ponta Ferran Torres, de 21 anos, do Manchester City, porque a Espanha não conseguia furar o bloqueio, até que Dani Olmo arriscou de fora da área e fez o gol da virada aos 48 minutos.
CURIOSIDADE – Nascido em Terrassa, região Nordeste do país, Dani Olmo foi revelado na base do Barcelona, mas nunca jogou em time espanhol. Dos 15 aos 20 anos defendeu o Dinamo da Ucrânia, até ser vendido em 2020 ao Leipzig, vice-líder do atual Campeonato Alemão. Dani Olmo esteve em todas as categorias das seleções da Espanha, de sub-16 a sub-21, até ganhar a primeira chance na seleção principal em 2019.
ESPANHA – Unai Simon, Pedro Porro (Marcos Llorente), Eric Garcia, Diego Lllorente (Iñigo Martinez) e Jordi Alba; Fabian Ruiz (Thiago Alcântara), Busquets e Pedri; Ferran Torres, Alvaro Morata e Bryan Gil (Dani Olmo) – a seleção do técnico Luis Enrique Martinez, sem perder desde outubro de 2020. A Espanha cometeu 8 das 20 faltas e teve Diego Llorente e Pedro Porro advertidos com cartão amarelo pelo árbitro Radu Petrescu, romeno de 38 anos, na FIFA desde 2012.
COMPARAÇÃO – O diário MARCA, um dos jornais esportivos mais lidos da Europa, fez a análise da vitória sofrida da Espanha estabelecendo uma comparação bem curiosa: “A seleção espanhola é imprevisível, tanto quanto um chute de fora da área. Um dia sonha, outro dia cai da cama. Trata-se de uma autêntica roleta vermelha”. A roleta (vermelha) a que o jornal se referiu, com certeza deve ser em alusão à cor da camisa da seleção, também tratada como Fúria por seus torcedores.
SUÉCIA LIDERA – A Espanha tem quatro pontos em duas rodadas e a líder do Grupo B é a Suécia, com seis pontos, após vencer (3 x 0) a fraca seleção do Kosovo, em jogo em que o destaque foi o passe de calcanhar do atacante Ibrahimovic, em jogada classificada como de artes marciais porque ele estava no ar, quando deu a bola para Augustinsson fazer o primeiro gol. Os outros dois gols foram de Alexander Isak, da Real Sociedad (Espanha), e Sebastian Larsson, do AEK (Grécia).
OUTRA 100% – Depois de ganhar na estreia da seleção de Liechtenstein por 1 x 0, a seleção da Armênia chegou aos 100% de aproveitamento, ao vencer hoje (28), no estádio Hradzan, na capital Yerevan, a seleção da Islândia, que já havia perdido na estreia por 3 x 0 para a Alemanha.
Foto: Be In Sports