A terceira vitória consecutiva – 1 x 0, gol de Deyverson -, no clássico deste domingo (9) com o Corinthians, deixou o Palmeiras a três pontos do líder Internacional (49 a 46), que por igual placar venceu o clássico gaúcho com o Grêmio. Foi a vitória de número 200 do técnico Luiz Felipe Scolari, a exatos dois meses de completar 70 anos, dia de 9 de novembro, ao voltar ao clube, que dirigiu de 97 a 2000, ganhando a Copa do Brasil em 98, e a Libertadores em 99.
EXPULSO – Em jogo muito tenso, o técnico do Palmeiras foi expulso aos 32 do segundo tempo, depois de insistir em reclamações com o árbitro gaúcho Jean Pierre Lima, que teve dificuldade para controlar as muitas faltas, algumas muito fortes, com entradas duras. O Palmeiras teve chances para ampliar o placar e uma das mais claras foi perdida por Dudu, que acertou o travessão.
CONFUSÃO – Ao sair de campo, substituído por Willian, aos 33 do segundo tempo, Deyverson piscou para os jogadores reservas do Corinthians, que se levantaram e quiseram pegá-lo. Os reservas do Palmeiras também saíram do banco e o clima esquentou ainda mais. O Palmeiras só utilizou três titulares, o goleiro Weverton, o apoiador Felipe Melo e o atacante Dudu. O Palmeiras completou oito jogos sem perder, com seis vitórias.
NOVE EM CASA – Das treze vitórias no Brasileirão 2018, o Palmeiras obteve nove em sua Allianz Arena e esta foi a sexta em que não sofreu gol. Só perdeu (3 x 2) para o Sport, que o técnico ainda era Roger Machado, e empatou (1 x 1) com o Flamengo e 0 x 0 com a Chapecoense. Marcou 22 gols e sofreu 7.
CAMPANHA – Terceiro colocado com 46 pontos – 13 vitórias, 7 empates, 4 derrotas -, o Palmeiras tem saldo de 20 gols, com 36 marcados e 16 sofridos. É o segundo ataque mais positivo, igual ao do São Paulo, e com menos dois gols que o do Atlético Mineiro, que ainda joga amanhã (10), completando a rodada, em Belo Horizonte, com o Atlético Paranaense.
QUEDA LIVRE – Na estreia do técnico carioca Jair Ventura, dois meses após ser demitido do Santos, o Corinthians completou três jogos sem vencer, perdendo uma posição e terminou a rodada em nono lugar com 30 pontos – 8 vitórias, 6 empates, 10 derrotas – e agora só com quatro gols de saldo (25 x 21). Os atacantes não tiveram boa atuação, especialmente Pedrinho e o paraguaio Ángel Romero.
DAS 10 DERROTAS, esta foi a nona que o Corinthians sofreu como visitante, em que só ganhou na estréia (4 x 0) no Paraná e depois 4 x 1 no Vasco, que vendeu o jogo para o estádio Mané Garrincha, em Brasília, e o empate (1 x 1) com o Sport, no Recife.
COPA DO BRASIL – Palmeiras e Corinthians voltam as atenções para as semifinais da Copa do Brasil. O Corinthians jogará com o Flamengo, no Maracanã, e o Palmeiras receberá o Cruzeiro, na Allianz Arena, ambos na próxima quarta (12). No Brasileirão, no próximo fim de semana, o Palmeiras visitará o Bahia, e o Corinthians jogará em casa com o Sport.
Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação