COM FUTEBOL DE ELEVADO nível técnico e muita aplicação tática, Portugal se classificou para as oitavas de futebol com a vitória categórica sobre o Uruguai por 2 x 0, na noite de ontem (28), no estádio Lusail. Um dos destaques do jogo, o meia Bruno Fernandes marcou os gols, o segundo em cobrança de pênalti.
PORTUGAL RENDEU bem mais do que na estreia, quando venceu Gana por 3 x 2, e a tendência, pelo que mostrou diante do Uruguai, é que evolua na sequência. O técnico Fernando Santos, lisboeta de 68 anos, voltou a elogiar a aplicação da seleção das quinas: “Fizemos uma atuação segura e consciente”.
PORTUGAL JÁ HAVIA se apresentado melhor no 1º tempo, mas só conseguiu os gols na volta do intervalo. No primeiro, aos 14 minutos, o meia Bruno Fernandes encobriu o goleiro Rochet, que pensou que Cristiano Ronaldo, ao saltar, fosse desviar a bola, mas o artilheiro apenas saltou para confundi-lo.
O URUGUAI até que tentou reagir, mas parou em boas defesas de Diogo Costa, goleiro com excepcional sentido de colocação. Bruno Fernandes marcou o 2º gol aos 48 minutos, convertendo com calma e categoria o pênalti cometido com a mão pelo zagueiro Gimenez e só confirmado pelo árbitro após a revisão no VAR.
BRUNO FERNANDES, de 28 anos, natural de Gueifães, na Maia, distrito do Porto, só depois de iniciar na Itália, jogando pelo Novara, Udinese e Sampdoria, foi que se transferiu para o Sporting de Lisboa, que defendeu em 137 jogos e marcou 63 gols. Em janeiro de 2020 foi comprado por 80 milhões de euros pelo Manchester United.
APÓS OS JOGOS Olímpicos de 2016 no Brasil, Bruno Fernandes ganhou a Liga das Nações de 2018-19 e tornou-se o meia europeu recordista de gols, com 33 em uma temporada. Em 2020, ganhou o prêmio de jogador do ano do Manchester United. Além dele, Bernardo Silva, Ruben Dias e Ruben Neves também brilharam muito.
A SELEÇÃO DAS QUINAS: Diogo Costa, João Cancelo, Ruben Dias, Pepe e Nuno Mendes (Raphael); Ruben Neves (Rafael Leão), William (João Palhinha) e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, João Félix (Mateus Nunes) e Cristiano Ronaldo, que ao ser substituído por Gonçalo Ramos, passou a braçadeira de capitão ao zagueiro alagoano Pepe, de 39 anos, que segue em grande forma.
PORTUGAL 2 x 0 URUGUAI registrou 88.668 espectadores no estádio Lusail, em jogo bem apitado pelo iraniano Alireza Feghali, que marcou 26 faltas (10 de Portugal) e advertiu com cartão amarelo Ruben Neves, João Felix e Ruben Dias, Betancur e Olivera. Portugal acertou 501 passes e o Uruguai, 294.
PORTUGAL DEU O TROCO ao vencer por 2 x 0, depois de ter perdido por 2 x 1 o primeiro jogo com o Uruguai, em Copa do Mundo, em 2018, na Rússia. Foi o 4º jogo entre as seleções e os portugueses mais antigos não esquecem do primeiro, no amistoso de 22 de junho de 1966, no Vale do Jamor, em Oeiras.
PORTUGAL VENCEU o Uruguai por 3 x 0, com três gols do centroavante José Águas, um dos notáveis da seleção que ganhou o terceiro lugar na Copa de 66 na Inglaterra, dirigida pelo carioca Oto Martins Glória. O ataque português era extraordinário com José Augusto, Mario Coluna (c), José Águas, Eusébio e Antonio Simões.
Foto: R7