DEPOIS DE SETE EMPATES e uma derrota, nos confrontos com argentinos na Copa Sul-Americana, o Corinthians ganhou de virada do Newell’s Old Boys por 2 x 1, na noite de ontem (1), diante de 40 mil torcedores na Arena Corinthians, e encaminhou a classificação às quartas de final, que conseguirá com o empate na próxima 3ª feira (8), em Buenos Aires. Foi o primeiro jogo sem o atacante Roger Guedes, vendido horas antes para o Al-Rayyan, do Catar.

O CORINTHIANS foi superior desde o início, mas não converteu as chances que criou e saiu para o intervalo perdendo por 1 x 0, gol do meia argentino Marcos Portillo, de 23 anos, com chute cruzado. O goleiro Cassio se contundiu e não voltou para o 2º tempo, substituído por Carlos Miguel. O Corinthians fez a virada com os gols de Yuri Alberto, de pênalti, aos 10, e Wesley, de 18 anos, o primeiro como profissional, aos 20, após cruzamento de Romero, ambos saídos da reserva.

EM SUA PRIMEIRA VITÓRIA sobre uma equipe argentina na Copa Sul-Americana, o Corinthians impôs a primeira derrota ao Newell’s Old Boys, 14º entre os 28 do campeonato, que estava invicto há seis jogos. Mesmo poupando a maioria dos titulares, o técnico Vanderlei Luxemburgo ampliou, com a quarta vitória consecutiva, a maior sequência invicta do Corinthians em 2023, com 7 vitórias e 1 empate, após a derrota (1 x 0) para o América Mineiro, pela Copa do Brasil, em 5 de julho.

CORINTHIANS 2 x 1 NEWELL’S OLD BOYS registrou R$2.070.243,70. 40.116 pagantes. Boa atuação do árbitro uruguaio Gustavo Tejera. Corinthians – Cassio (Carlos Miguel), Fagner (Gil), Bruno Mendez, Murillo e Mateus Bidu; Maycon, Ruan Oliveira (Fausto Vera) e Mateus Araújo (Wesley); Adson, Yuri Alberto e Biro (Romero). Se avançar, o Corinthians jogará nas quartas de final com Estudiantes de La Plata ou Goiás. O primeiro jogo é hoje (2), na Argentina.

               RECORDISTA FORTALEZA VENCE NO PARAGUAI

O FORTALEZA, time mais popular do futebol cearense, tornou-se recordista nordestino de vitórias internacionais, em jogos oficiais, ao vencer o Libertad, do Paraguai, por 1 x 0, gol do volante Zé Welison, aos 19 minutos do 1º tempo, na noite de ontem (1), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Foi a 5ª vitória do Fortaleza fora do Brasil, ultrapassando quatro do Ceará, três do Sport e duas do Bahia.

O FORTALEZA, 11º DA SÉRIE A, vinha de três derrotas no Campeonato Brasileiro – 0 x 1 Cuiabá, 1 x 3 Palmeiras e 0 x 3 Bragantino -, mas soube se recuperar bem e encaminhar a classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana, além de ter interrompido a sequência de oito jogos sem derrota do Libertad, que teve no goleiro Martin Silva, ex-Vasco, um dos nomes da noite.

JOÃO RICARDO, Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre e Pedro Augusto (Pochettino); Pikachu, Lucero (Tiago Galhardo) e Guilherme (Calebe), o Fortaleza, do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda. Antes do jogo de volta com o Libertad, na Arena Castelão, o Fortaleza visita o Goiás, domingo (6), no Estádio da Serrinha, em Goiânia, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Foto: Terra e NORBERTO DUARTE / AFP