site Mundo Deportivo

Quase cinco meses depois de ter estreado na primeira divisão com a vitória fora de casa sobre o Eibar, do País Basco, em 19 de agosto, o Huesca – participante pela primeira vez da elite do futebol espanhol – conseguiu neste primeiro sábado (5) de 2019, a primeira vitória em seu estádio – El Alcoraz -, com a virada (2 x 1) sobre o Betis, de Sevilha, que abriu o placar aos 10 minutos, com o gol de pênalti de Sanabria. O Huesca virou em seis minutos, com os gols de Ferreiro, de cabeça, aos 28, e Rivera aos 34.

“Foi a magia da noite de Reis” – resumiu MARCA, principal jornal esportivo espanhol. A vitória não tirou o Huesca da lanterna, com 11 pontos – cinco atrás do Rayo Vallecano, penúltimo com 16 -, mas chegou como um alento, capaz de animar o time a evitar a volta à Série B na temporada 2019-20. O Huesca empatou 5 jogos e perdeu 11, e seu saldo negativo de gols é bem alarmante: 18, com 17 marcados e 35 sofridos em 18 rodadas.

REAL MADRID PRESSIONADO – O Alavés ganhou (2 x 1, de virada) do Valencia, no estádio Midié Jimenez, com todos os gols no primeiro tempo, e subiu para o quarto lugar com 31 pontos, pressionando o Real Madrid (30), que neste domingo (6) precisa ganhar da Real Sociedad, em Madrid, para recuperar a posição. O meia Parejo fez o gol do Valencia aos 10; o atacante Borja Bastón empatou aos 20, e o meia Tomás Pina marcou o da virada no último lance do primeiro tempo.

BRASILEIROS – Só o goleiro Neto, 29 anos, 1,91, formado no Atlético Paranaense, não decepcionou no time do Valencia. O zagueiro Gabriel Paulista e o atacante carioca Rodrigo tiveram atuação ruim, em jogo de 23 faltas, 13 cometidas pelo visitante Valencia, que sofreu a terceira derrota e deve cair do nono lugar com 22 pontos. O time só ganhou 4 dos 18 jogos.

GOLEIRO REI MAGO – No estádio José Zorrilla, o Valladolid foi surpreendido com o gol do meia espanhol Alvaro Medran, 24 anos, logo no primeiro minuto, e o Rayo Vallecano, penúltimo com 16 pontos, conseguiu a quarta vitória. O goleiro macedônio Stole Dimitrievski, 25 anos, 1,88m, emprestado pelo Gimnastic, da cidade de Tarragona, da segunda divisão, vestiu-se de Rei Mago e fechou o gol, suportando a pressão sufocante do Valladolid em todo o segundo tempo.

  • Valladolid 0 x 1 Rayo Vallecano foi um dos jogos mais faltosos do atual campeonato. O visitante Rayo Vallecano cometeu 23 das 39 faltas apitadas pelo árbitro Cordero Vega, que só advertiu três jogadores com cartões amarelos, todos do Rayo.
  • BARCELONA VISITANTE – O líder Barcelona, 37 pontos – 11 vitórias, 4 empates, 2 derrotas – visita o Getafe, sétimo com 25 pontos, já sabendo do resultado do vice-lider Atlético de Madrid, 34 pontos, que também será visitante no jogo com o Sevilha, terceiro com 32 pontos, no estádio Ramon Sanchez Pizjuan, em Sevilha, no sul da Espanha.