O MACCABI HAIFA F.C., terceiro maior campeão de Israel com 13 títulos, conquistou nesta 3ª feira (11) uma vitória histórica, a primeira de seus 109 anos de fundação, na Liga dos Campeões da Europa, ao derrotar a Juventus por 2 x 0. Os gols foram do meia israelense Omer Atzili, de 29 anos, aos 7 e aos 42 minutos do 1º tempo.

NÃO SÓ A 1ª VITÓRIA do Maccabi Haifa, clube mais importante do Norte de Israel, a 92 km da capital Tel Aviv, mas também a primeira sobre uma equipe italiana de alto nível, em 20 anos na Liga dos Campeões. A Juventus é a maior campeã da Itália, com 36 títulos, e ganhou duas vezes a Liga dos Campeões, em 1984-85 e 1995-96.

NO GRUPO H, PSG e Benfica, 8 pontos, 2 vitórias, 2 empates; o PSG lidera com mais um gol que o Benfica (7 a 6), embora iguais com 3 gols no saldo: PSG 7 a 4; Benfica 6 a 3. A Juventus e o Maccabi Haifa têm 3 pontos – 1 vitória, 3 derrotas -, e a Juventus fica em 3º pelo menor saldo negativo de gols: 5 a 7; o do Maccabi Haifa é de 4 a 8.

NA 3ª DERROTA da Juventus, o meia Di Maria sofreu lesão muscular na coxa direita e foi substituído aos 24 minutos do 1º tempo pelo atacante polonês Milik. O técnico Lionel Scaloni, da seleção argentina, fez contato com o jogador, muito importante para a seleção, que estreia na Copa dia 22 de novembro com a Arábia Saudita.

DI MARIA, de 34 anos, é o terceiro argentino a se lesionar a 40 dias da Copa, depois de Paulo Dybala, da Roma, que sofreu estiramento muscular na coxa na vitória (2 x 1) do último domingo (9) sobre a Lecce, pelo Italiano, e Messi, com dores na panturrilha, no 0 x 0 com o Reims, pelo Francês.

MESSI não se recuperou para o jogo desta 3ª (11), em que PSG e Benfica voltaram a empatar (1 x 1) pela 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, desta vez no Parque dos Príncipes, em Paris. Aos 35 anos, Messi tem se poupado claramente e não esconde: “É a minha última chance de tentar ganhar a Copa do Mundo”.

MBAPPÉ tornou-se o maior artilheiro do PSG na Liga dos Campeões, com 37 gols, ao converter o pênalti do zagueiro Antonio Silva no lateral Bernat, aos 39 do 1º tempo. O meia João Mario, de 29 anos, também de pênalti, fez o gol do Benfica aos 17 do 2º tempo. PSG e Benfica decidirão quem ficará com o 1º lugar do Grupo H.

Fotos : RONALDO SCHEMIDT / AFP, Amir Levy/Getty Images