O TÉCNICO ZÉ RICARDO SAIU INVICTO DO VASCO e estreou com vitória no Shimizu S-Pulse, que derrotou o Avispa Fukuoka por 3 x 1, na 17ª rodada da Copa do Imperador do Japão, na tarde de hoje (18), no estádio Nihondaira, em Shizuoka, a 178 km da capital Tóquio. O segundo gol foi do atacante Thiago Santana, de 29 anos, baiano do município de Serrinha, a 175 km da capital Salvador.

EM CINCO TREINOS DURANTE A PRIMEIRA SEMANA de trabalho, Zé Ricardo melhorou o rendimento da equipe, que fez 1 x 0 logo aos 7 minutos, gol do meia Kenta Nishizawa. Comprado por 1 milhão de euros do Santa Clara, de Portugal, em 2020, o baiano Thiago Santana fez o 2º gol aos 41. No 2º tempo, o meia Benjamin Kololli, de 30 anos, da seleção do Kosovo, marcou o 3º gol aos 40 minutos.

O PRÓXIMO JOGO DO SHIMIZU S-PULSE, do técnico Zé Ricardo, será 4ª feira (22), com o Kyoto Sanga, da cidade de Kameoka, na província de Kyoto, a 479 km de Tóquio. O Kyoto Sanga perdeu hoje (18), fora de casa, para o Kashima Antlers por 1 x 0, gol do meia cearense Arthur Caike, de 30 anos, da cidade de Barbalha, no Sul do Ceará, a 407 km de Fortaleza. 

O CLUBE DE JOSÉ RICARDO MANNARINO, carioca de 51 anos, foi fundado em 1 de maio de 1991, na cidade de Shizuoka, região central do Japão, ao Norte do Monte Fuji e ao Sul do Oceano Pacífico. Shimizu S-Pulse é uma combinação de S, das palavras Shimizu, Shizuoka e Soccer (Futebol, em inglês), e Pulse, também de origem inglesa, que significa “o espírito de todos os que contribuem com a equipe”.

NA CIDADE, o técnico dispõe de toda infraestrutura, a começar pelo campo de treinamento do estádio Miko. Desde que se tornou profissional, em 1992, o Shimizu S-Pulse participou cinco vezes de mata-mata da Copa do Imperador e cinco vezes das finais da Copa da Liga Japonesa, que ganhou em 1996, e só é superado pelo Kashima Antlers, que se estruturou desde a chegada de Zico. 

A MAIOR CONQUISTA DO TIME ATUAL de Zé Ricardo foi a da Recopa da Ásia, que ganhou em 2000, oito anos após se profissionalizar. O maior rival é o Júbilo Iwata, que tem como destaque o atacante colombiano Fabian Gonzalez, de 29 anos, que hoje (18), marcou dois gols no 3 x 1 sobre o Sagan Tosu, no estádio Yamaha, em Iwata, cidade a 243 km de Tóquio.

MESMO COM TODA A LINHA DE SERIEDADE no dia a dia do trabalho, os japoneses encontram momentos de descontração. O primeiro uniforme do time, agora dirigido por Zé Ricardo, é todo na cor laranja, aprovado pelo presidente Iwao Hayakawa, que dirige o clube com o rigor próprio da cultura oriental. No entanto, ele também sabe abrir exceção, ao dizer que “ainda estamos bem distantes da qualidade do futebol holandês”.

Fotos: NetVasco / site oficial do SHIMIZU S-PULSE