Escolha uma Página

O BOTAFOGO não só manteve a liderança, mas também impôs ao Palmeiras a primeira derrota no Allianz Parque, depois de 32 jogos, com o 10º gol do artilheiro Tiquinho Soares, aos 28 minutos do 1º tempo, na 4ª vitória do segundo melhor visitante e Líder, com L maiúsculo, do Campeonato Brasileiro de 2023. O Botafogo também tirou o Palmeiras do 2º lugar e abriu sete pontos de vantagem sobre o Grêmio, novo vice-líder, que goleou o lanterna Coritiba por 5 x 1.

O BOTAFOGO não apenas tem o artilheiro e a defesa menos vazada, mas também a liderança garantida, pelo menos nas duas próximas rodadas, mais da metade dos 19 jogos do 1º turno. É a melhor campanha dos últimos 20 anos, quando o campeonato passou a ser por pontos corridos, em 2003, e o Botafogo tem todos os méritos. Está sendo um time de futebol objetivo, seguro na defesa, criativo, rápido nos contra-ataques e com acerto nas finalizações.

O BOTAFOGO voltou a ocupar bem os espaços, marcando forte, e ganhou todas as bolas altas na área, com boa impulsão e antecipação dos zagueiros. O goleiro Lucas Perri voltou a ter atuação destacada, inclusive nos chutes de meia distância. Depois de já sair para o intervalo com a vantagem, Victor Sá não aproveitou o contra-ataque do paraguaio Matias Segovia, que o deixou na cara do gol, e finalizou rente à trave esquerda.

OS DEUSES DO FUTEBOL protegeram a vitória do Botafogo aos 35 minutos do 2º tempo, na melhor chance do Palmeiras, quando o meia Raphael Veiga, sempre preciso nas cobranças, mandou fora o pênalti, à direita do gol. O pênalti foi de argentino em argentino: o lateral-direito Di Plácido, que substituiu Rafael, empurrou pelas costas o meia Flaco Lopez, que aos 13 minutos substituiu o colombiano Richard Rios, titular pela suspensão de Gabriel Menino.

VITORIOSO no confronto de técnicos portugueses, que são oito no Campeonato Brasileiro, Luis Castro repassou os méritos aos jogadores: “Foram conscientes, disciplinados e cumpridores de uma estratégia que traçamos juntos”. Castro pediu pés no chão: “Ganhar de um time forte e atual campeão, em sua própria casa, nos valoriza muito, mas nem por isso a vitória vale mais do que três pontos. A estrada é longa, mas estamos no bom caminho”.

ABEL FERREIRA, técnico do Palmeiras, reconheceu a vitória do Botafogo: “Mostrou outra vez porque é líder, com futebol compacto, firme na defesa e rápido na transição para o ataque. Se mantiver o ritmo, tem tudo para ser campeão”. Abel foi advertido com o segundo cartão amarelo, nos acréscimos do 1º tempo, por reclamação, mesmo motivo da advertência do meia Tchê Tchê, ex-palmeirenses.

PALMEIRAS 0 x 1 BOTAFOGO registrou R$4.160.197,59, em tarde de 38.877 pagantes no Allianz Parque. O árbitro gaúcho Anderson Luis Daronco, orientado pelo VAR, anulou o gol do zagueiro Gustavo Gomez, capitão do Palmeiras, impedido ao cabecear aos 40 minutos do 1º tempo. Os outros dois cartões amarelos que aplicou foram em Danilo Barbosa e Mateus Nascimento, ambos do Botafogo. O jogo teve 15 minutos de acréscimos, 7 no 1º tempo.

LUCAS PERRI, Rafael (Di Plácido), Adryelson, Victor Cuesta e Hugo; Marlon, Tchê Tchê (Danilo Barbosa) e Eduardo; Junior Santos (Matias Segovia), Tiquinho Soares (Mateus Nascimento) e Victor Sá (Luis Henrique) – os líderes com 30 pontos dos 36 disputados, 10 vitórias, 2 derrotas, saldo de 13 gols (20 a 7). O Botafogo disputará o clássico da 13ª rodada com o Vasco, no próximo domingo, 2 de julho, no Estádio Nilton Santos, com certeza lotado.

A 10ª VITÓRIA DO BOTAFOGO foi a 4ª como visitante, 2ª sem sofrer gol: 2 x 1 no Bahia, 3 x 2 no Flamengo, 1 x 0 no Cuiabá e no Palmeiras, e as derrotas para o Goiás (2 x 1 de virada) e para o Athletico Paranaense (1 x 0). O Botafogo é o único que ainda não empatou. O Palmeiras sofreu a primeira derrota em casa, no único dos seis jogos em que não fez gol, deepois de quatro vitórias e um empate.

LÍDER TAMBÉM do Grupo A da Copa Sul-Americana, o Botafogo volta 5ª feira (29) ao gramado sintético do estádio com o nome do mestre Nilton Santos para confirmar a classificação ao mata-mata das oitavas de final, em jogo com o Magallanes, do Chile, último colocado e único sem vitória. O Botafogo está igual em pontos (9), vitórias (2) e empates (3), mas é líder por ter mais gols que a LDU (9 a 7), que também jogará em casa com o Cesar Vallejo, do Peru.

O PALMEIRAS, que perdeu a invencibilidade em casa para o Botafogo: Weverton, Mayke (Endrick), Gustavo Gomez, Luan e Piquerez; Zé Rafael, Richard Rios (Flaco Lopez) e Raphael Veiga (Jhon Jhon); Artur (Luis Guilherme), Rony e Dudu (Bruno Tabata). Com a 2ª derrota, caiu do 2º para o 4º lugar, com 22 pontos, saldo de 12 gols (22 a 10). Já classificado, o Palmeiras terá que vencer o Bolívar, 5ª feira (29), no Allianz Parque, para ser 1º do Grupo C nas oitavas de final da Libertadores.

                       GOLEADA DO NOVO VICE-LÍDER GRÊMIO

COM OUTRA GRANDE ATUAÇÃO do artilheiro uruguaio Luis Suarez, de 36 anos, o Grêmio goleou o lanterna Coritiba por 5 x 1, na tarde deste domingo (25), diante de 41 mil torcedores em delírio na Arena Grêmio, e subiu à vice-liderança do Campeonato Brasileiro com 23 pontos, 7 vitórias e saldo de 5 gols (22 a 17). O meia argentino Franco Cristaldo abriu o placar aos 34, cobrando pênaltis, e Alef Manga, aos 41, marcou o gol do Coritiba.

O GRÊMIO fez 2 x 1, logo aos 3 minutos do 2º tempo, com o gol de cabeça do volante paraguaio Matias Villansanti, com assistência de Luis Suarez. O 3º gol foi do meia-atacante Bitello, com chute forte de fora da área. Luis Suarez marcou o 4º, e seu substituto André fechou a goleada do novo vice-líder, que visitará o Bahia no próximo sábado (1). Luis Suarez pediu substituição e iniciou aplicação de gelo no joelho ao se sentar no banco de reservas.

OS NOVOS VICE-LÍDERES: Gabriel Grando, João Pedro, Bruno Uvíni, Kannemann e Reinaldo (Cuiabano); Villasanti, Carballo, Bitello e Cristaldo (Nathan); Vina (Bruno Alves) e Luis Suarez (André). Há 28 anos, no domingo, 25 de junho de 1995, o técnico Renato Gaúcho, então ponta-direita, marcava o gol de barriga do título carioca de 1995 do Fluminense, nos 3 x 2 no Fla-Flu, com 122 mil torcedores no Maracanã, no ano do centenário do Flamengo.

O GRÊMIO ainda não perdeu em casa, com a quinta vitória, segunda sem sofrer gol, e dois empates. Único ainda sem vitória, o Coritiba sofreu a 8ª derrota, 5ª como visitante, 2ª sem fazer gol.

                      INTERNACIONAL SOBE CINCO POSIÇÕES

COM A VIRADA sobre o América Mineiro por 2 x 1, na noite deste domingo (25), na Arena Independência, em Belo Horizonte, o Internacional subiu cinco posições e terminou a 12ª rodada em 6º lugar com 20 pontos. Foi a 6ª vitória, 2ª como visitante, mas o time do técnico Mano Menezes continua com saldo negativo de gols (13 a 14). Juninho fez o gol do América no 1º tempo, e Jean e Alemão, os do Inter. 8ª derrota, 4ª em casa do América, 18º com 8 pontos.

                      OUTRA BOA VITÓRIA DO BRAGANTINO

TRÊS DIAS APÓS OS 4 x 0 NO FLAMENGO, o Bragantino voltou ao Estádio Nabi Chedid, em Bragança Paulista, e conseguiu a 5ª vitória como mandante, 4ª consecutiva sem sofrer gol, por 2 x 0 sobre o Goiás, que sofreu a 5ª derrota como visitante, 4ª sem fazer gol. Em jogo de técnicos portugueses, o Bragantino, do ex-goleiro Pedro Caixinha, decidiu no 1º tempo com os gols de Eduardo Sasha e Marcos Vinícius, e o Goiás, do ex-meia Armando Evangelista, se manteve em 17º com 11 pontos em 12 rodadas. A única vitória do Goiás fora de casa foi sobre o Vasco por 5 x 1.

Fotos: Vítor Silva / Botafogo