Twitter / Florida Cup

Copa Flórida, primeiro título de 2019 do Flamengo, ao vencer (1 x 0) o Eintracht Frankfurt, campeão da Copa da Alemanha, na noite deste sábado (12) no Orlando City Stadium. O meia Jean Lucas vai colocar a camisa em moldura especial como lembrança do primeiro gol, em 23 jogos como profissional. O gol de Jean Lucas, aos 39 do primeiro tempo, foi com chute no canto do goleiro alemão Kevin Trapp, 28 anos, 1,90m, emprestado pelo PSG, campeão francês, após a contratação do italiano Gianluigi Buffon.

JEAN LUCAS de Souza Oliveira, carioca, 20 anos, 1,81m, é canceriano de 22 de junho de 98, formado na base do clube e contratado até dezembro de 2021. Estreou como profissional em 17 de janeiro de 2018, no estádio da Cidadania, em jogo do Campeonato Carioca com o Volta Redonda. Dois meses depois, a estreia no Brasileirão, na vitória (2 x 0) sobre o América Mineiro, e a estreia internacional, na Libertadores, no 0 x 0 com o River Plate, no Estádio Monumental de Nuñez. Jean Lucas diz que a paixão pelo Flamengo é difícil de ser explicada: “Só quem veste o Manto sagrado é capaz de falar sobre a emoção”.

DIFERENTE DA ESTREIA – O Flamengo iniciou a decisão da Copa Flórida com a formação que havia terminado a estreia, exceção do zagueiro Rhodolfo, que até ganhou a braçadeira de capitão, e do goleiro Diego Alves, que fora titular com o Ajax e desta vez foi reserva  de Cesar o jogo inteiro. O colombiano Berrío também não entrou em campo, sem que o clube tenha revelado o motivo do seu não aproveitamento. O primeiro tempo dos reservas foi bem superior ao segundo dos titulares.

ESCALAÇÕES – O Flamengo iniciou com Cesar, Rodinei, Rhodolfo (cap), Rodrigo Caio e Trauco; Piris da Motta, Ronaldo, Jean Lucas e Tiago Santos; Vítor Gabriel e Henrique Dourado. O time do segundo tempo foi Cesar, Pará, Rhodolfo, Rodrigo Caio e Renê; Cuellar, William Arão, Diego (cap) e Everton Ribeiro; Uribe e Vitinho. Abel Braga teve que gesticular e até gritar alguns palavrões para que o time não ficasse tão sem iniciativa e passasse jogar com mais disposição.

EXPULSÃO – Foi correta a posição do técnico do Flamengo, de vez que o Eintracht Frankfurt estava com menos um desde a (justa) expulsão do lateral-direito Abraham, capitão do time, por falta grosseira no volante paraguaio Piris da Motta, aos 25 do primeiro tempo. O árbitro sérvio Madcid Coric, 39 anos, naturalizado americano, não hesitou em mostrar direto o cartão vermelho. Ele também aplicou cinco amarelos: Russ, Falette, Rodrigo Caio, Trauco e Jean Lucas, que tirou a camisa para comemorar o gol.

Gustavo Cuéllar / Cahê Mota

DOIS PREMIADOS – Dois jogadores do Flamengo, ambos colombianos, ganharam prêmio no torneio da Flórida: o apoiador Gustavo Cuéllar, 26 anos, que completou 140 jogos e foi considerado o melhor na vitória (1 x 0) sobre o Eintracht Frankfurt, e o atacante Fernando Uribe, 31 anos, artilheiro do torneio com os dois gols que marcou nos 2 x 2 da estreia com o Ajax. 


Fernando Uribe ao lado de Marta / Cahê Mota

CARA DA MÃE – Marcelo, filho da cantora baiana Ivete Sangalo, que fez show antes do jogo, entrou em campo com o zagueiro Rhodolfo, capitão do time no primeiro tempo. Difícil saber quem estava mais alegre: Marcelo ou Ivete. O garoto é muito parecido com a mãe, que em Salvador é torcedora do Vitória, também rubro-negro.

VICE-CAMPEÃO – O destaque do time alemão foi o atacante Ante Rebic, 25 anos, 1,85m, autor de um dos gols dos 3 x 0 da Croácia, vice-campeã do mundo de 2018, sobre a Argentina. Rebic nasceu em Split, antiga Iugoslávia, e foi vendido à Fiorentina, que o emprestou ao Leipzig, Verona e Eintracht, que só o comprou no início do ano, após 12 gols em 56 jogos. Rebic marcou dois gols na final da Copa da Alemanha 2017-18, que o Eintracht ganhou ao vencer o Bayern de Munique.

MAIS UM JOGO – Antes da volta ao Rio, o Flamengo realizará mais um jogo em Orlando, terça (15), com a equipe de amadores da Universidade Central da Flórida. Um jogo-treino em que Abel Braga aproveitará para novas observações, antes de definir o time que vai estrear no Campeonato Carioca com o Bangu. O jogo será no Maracanã, domingo (20), dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro.

SÃO PAULO VOLTOU A PERDER E TERMINOU EM ÚLTIMO

VAVEL.com

O São Paulo esteve duas vezes em vantagem, mas levou a virada do Ajax (4 x 2), no primeiro jogo da noite deste sábado (12), no Orlando City Stadium, terminando em último lugar na Copa Flórida, depois de perder (2 x 1) na estreia para o Eintracht Frankfurt. Não é portanto animador o trabalho do técnico gaúcho André Jardine, 39 anos, que assumiu em novembro com a demissão do uruguaio Diego Aguirre.

HERNANES marcou o primeiro gol do São Paulo, com assistência de Pablo, recém comprado do Atlético Paranaense, mas Van de Beek empatou aos 11. Brenner recolocou o São Paulo em vantagem aos 19, mas oito depois Tadic empatou aos 27, convertendo o pênalti de Liziero em Dalberg, que fez o terceiro do time alemão aos 33. O ex-são-paulino David Neres fechou o placar (4 x 2) aos 45. Neres, 21 anos, atacante canhoto, foi comprado pelo Ajax em 2017 por 12 milhões de euros.

O São Paulo estreará no Campeonato Paulista no próximo sábado (19), no estádio municipal do Pacaembu, com o Mirassol. O trabalho do técnico Jardine continuará sendo avaliado pela direção, mas é pouco provável que o clube o mantenha sem resultados capazes de convencer a maioria dos torcedores.