O Barcelona ganhou neste último sábado (27) de abril o vigésimo sexto título de campeão espanhol, na vitória sobre o Levante por 1 a 0, tornando-se com 16 o maior campeão do século 21, com mais 12 que o arquirrival Real Madrid, que na soma continua liderando com 33 títulos. Ainda faltam três rodadas, mas o Barcelona tem nove pontos de vantagem (83 a 74) sobre o Atlético de Madrid, que ganhou (1 x 0) do Valladolid, mas ainda que o alcance em pontos, perderá no confronto direto.
MESSI DECISIVO – No intervalo, Messi entrou no lugar de Philippe Coutinho, que fez bom primeiro tempo e até mandou bola na trave. Decisivo como sempre, o artilheiro do Campeonato Espanhol chegou aos 34 gols, em curto espaço na área, após dribles curtos em dois marcadores, para fazer o gol do jogo e do título, aos 16 do segundo tempo, levando ao delírio os 91.917 torcedores, que lotaram o estádio do Camp Nou.
TROFÉU E FILHOS – As luzes do estádio foram apagadas e Óscar Dalmau, mestre de cerimônias dos eventos no Camp Nou, anunciou a entrega do troféu ao capitão Messi, de 31 anos, argentino de Rosário, formado desde 2000 na base do clube. Quando as luzes voltaram a se acender, o painel mostrava no idioma catalão: “Felicitats Campions”. Messi, o capitão, recebeu o troféu e em seguida os filhos Tiago (6), Mateo (3) e Ciro (três meses, de chupeta) foram beijá-lo.
MESSI completou neste último sábado (27) de abril com a camisa do Barcelona, 598 gols em 682 jogos. O craque tem apoio de 12 patrocinadores de altíssimo prestígio mundial, entre eles Pepsi, Herbalife, Adidas e Dolce&Gabana, que também patrocina as estrelas Madonna e Gisele Bundechen, modelo brasileira de maior sucesso no mundo.
ESTRELA DE PIQUÉ – Com Messi no banco de reservas até o início do segundo tempo, o zagueiro Piqué estava com a braçadeira de capitão e foi o primeiro, depois do craque, a pôr as mãos no troféu para também erguê-lo, sob os aplausos dos torcedores, que o reconhecem e exaltam como um jogador notável e um grande líder. Com Piqué, a estrela Shakira, de 42 anos, cantora e dançarina colombiana de Barranquilla, com quem se casou. A fortuna dela, de 250 milhões de dólares, é superior à do marido.
OS CAMPEÕES – Ter Stegen, Semedo, Piqué, Lenglet e Jordi Alba; Rakitic, Vidal e Arthur (Busquets, 27 do segundo tempo); Dembélé (Sergi Roberto, 38 do segundo tempo), Luis Suarez e Philippe Coutinho (Messi, intervalo). O técnico Ernesto Valverde, espanhol de 55 anos, comemora o primeiro título de La Liga, como é tratado o campeonato. O Barcelona soma 83 pontos em 35 jogos – 25 vitórias, 8 empates, 2 derrotas -, com o ataque mais positivo (86, média de 2.45 gols por jogo), o artilheiro Messi (34) e ainda faltam três. A defesa sofreu 32 gols em 35 jogos.
Foto: Messi e a Taça (Reuters)