UMA SURPRESA TAMANHO FAMÍLIA marcou nesta sexta (13) a abertura da histórica edição 120 do Campeonato Inglês: depois de 74 anos, o Brentford FC retornou à primeira divisão e ganhou por 2 x 0 do Arsenal FC, treze vezes campeão, e único invicto, em seu último título em 2003-2004. Sem jogador sul-americano na equipe, os gols foram do ala espanhol Sergi Canós, de 24 anos, e do meia dinamarquês Christian Norgaard, de 27 anos, do time vermelho e branco.

27.110 DIAS – Até então, o último gol do Brentford na primeira divisão, havia sido marcado em maio de 1947, há exatos 27 mil 110 dias, pelo atacante Lan Townsend, na vitória (1 x 0) sobre o Sunderland. Distante 14 km do Centro de Londres, Brentford é uma pequena cidade de onze mil habitantes, na região Oeste da capital inglesa, onde o clube de 131 anos foi fundado em 10/10/1889, e seu último título foi o de campeão da segunda divisão, em 1934-1935.

ÚNICO INVICTO – Oitavo colocado no campeonato anterior, o Arsenal FC, pela primeira vez, depois de 26 anos, não conseguiu vaga nos torneios europeus, em sua história de 134 anos, fundado em 1/10/1886 no Sul de Londres. Além de 13 títulos e de ser o único inglês campeão invicto, o Arsenal é recordista de invencibilidade e de títulos da Copa da Inglaterra. O técnico é Mikel Arteta, de 39 anos, que substituiu outro espanhol, Unai Emery, de 49 anos.

MEIA AMADOR – O técnico do Brentford é o dinamarquês Thomas Frank, de 47 anos, que só jogou futebol como meia amador, e em seu país dirigiu apenas o Brondby, time do subúrbio da capital Copenhague, onze vezes campeão. No elenco de 29 jogadores do Brentford há espanhóis, suecos, noruegueses, franceses, finlandeses, e um africano; só não há sul-americano. O clube atendeu o técnico e contratou quatro jogadores da Dinamarca. 

BRASILEIROS – No Arsenal, há três brasileiros, todos paulistas: o meia Willian, de 33 anos, ex-Chelsea e seleção brasileira; o atacante Gabriel Martinelli, de 20 anos, da seleção que há uma semana ganhou a medalha de ouro no Japão, e o zagueiro Gabriel Magalhães, de 23 anos, que atuou ao lado do espanhol Pablo Marí, ex-Flamengo, na derrota da estreia. O zagueiro David Luiz, ex-seleção, não renovou com o Arsenal no final da temporada 2020-2021, e continua sem clube.

GRANDE CLÁSSICO – Campeão da temporada passada, quando ganhou o sétimo título faltando quatro rodadas, o Manchester City, do técnico espanhol Josep Guardiola, estreia neste domingo (15), em Londres, com o Tottenham, do artilheiro Harry Kane, campeão pela última vez em 1960-1961. A novidade é a estreia do técnico português Nuno Espírito Santo, de 47 anos, em sua quinta temporada inglesa, após comandar quatro anos o Wolverhampton.

Photo by Adrian DENNIS / AFP