O TÉCNICO PORTUGUÊS ABEL FERREIRA, do Palmeiras, único europeu a ganhar duas vezes consecutivas a Copa Libertadores, em 2021 e 2022, foi muito feliz ao dizer no Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, na noite de ontem (21): “Os clubes do Brasil vendem jovens por preços baixos e bancam veteranos que passaram do ponto”.

A CARAPUÇA SERVIU TANTO PARA O FLUMINENSE, que vendeu Luiz Henrique, atacante de 21 anos, por 10% do valor que a maioria dos clubes europeus paga por qualquer “pata dura”, que os torcedores usaram suas contas nas redes sociais para aplaudir o técnico. O que, aliás, fizeram todos os que assistiram ao programa.

ABEL FERREIRA, sobre o mesmo tema, foi inteligente ao responder perguntando: “Como é possível vender um jovem por um preço irrisório e pagar uma fortuna por um veterano já em final de carreira?” Não se sabe se o presidente do Fluminense assistiu ao programa, mas não há dúvida de que a carapuça lhe serviu muito bem.

SOBRE A PERMANÊNCIA no Palmeiras, Abel Ferreira disse: “Vocês sabem que estou aqui no Brasil sozinho. A minha família aqui são os meus jogadores, e o que sou hoje, aqui no Brasil, devo aos meus jogadores. Formamos uma equipe forte e unida. A minha decisão está tomada e eles serão os primeiros a saber”.

O TÉCNICO INSISTIU AO REPETIR: “A minha decisão está tomada. Ando por convicção e não por nome de clube A, B ou C. Quero estar num clube que me queira tanto quanto eu o quero. Já falei com minha mulher (Ana) que só fico se ela vier com nossas filhas (Inês e Mariana). Mais 2 ou 3 anos sem elas, impossível”.

ABEL FERREIRA CONFIDENCIOU ter ido ao programa, porque ainda em Portugal, quando sequer imaginava que um dia trabalharia em um clube brasileiro, soube que Ayrton Senna e Telê Santana participaram do Roda Viva: “Isso me tocou como grande referência pelo que representarão sempre na história do esporte brasileiro”.

ABEL FERREIRA, ex-lateral-direito do Penafiel, distrito do Porto, onde nasceu em 22 de dezembro de 1978, é franco e sincero, como todo capricorniano. Resumiu o encontro com a presidente do Palmeiras sobre a renovação do contrato: “Foi uma conversa muito franca, sincera e frontal, como gosto sempre”.

HÁ 35 ANOS ININTERRUPTOS NO AR, desde setembro de 1986, o Roda Viva da TV Cultura, é o programa mais antigo de entrevistas e debates, ancorado desde janeiro de 2020 pela jornalista paulistana Vera Magalhães, que o conduz com equilíbrio e inteligência. O programa com Abel Ferreira foi mais um de nível elevado.

Foto: Tv Cultura – UOL